Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

FMI “dixit”

19.10.2020

A crise afeta, ao contrário da Grande Crise Financeira que atingiu mais a população masculina, desproporcionalmente as mulheres, os trabalhadores informais e com baixas qualificações.

Novo velho conflito de gerações

17.09.2020

Recentemente, num documentário dedicado à construção da nova biblioteca nacional da Finlândia, os seus responsáveis, ao descreverem o projeto, referiram a intenção de construção de um edifício destinado não a servir as necessidades das gerações atuais, mas das gerações futuras.

Postais de verão

13.08.2020

No imediato, por questões de vantagens competitivas, os salários relativamente mais baixos dos novos entrantes no mercado de trabalho podem favorecer a reindustrialização da Europa; contudo, a prazo, os custos sociais, políticos e de sustentabilidade da procura serão insuportáveis.

Cidades no futuro

16.07.2020

Para as cidades, convergirão as populações mais jovens, em início de vida profissional, em busca de divertimento e relações pessoais que promovem as carreiras. Os jovens terão de passar tempo suficiente nos escritórios para absorverem a cultura corporativa.

Uma crise - vários formatos de recuperação

18.06.2020

A crise económica subsequente à crise sanitária é consensual no que respeita à sua dimensão inédita. Apesar do acordo em relação à magnitude, as opiniões divergem relativamente à recuperação, propondo-se vários formatos para a sua concretização.

Bem-vindos a bordo

21.05.2020

Segundo a Comissão Europeia, o impacto da covid-19 nas contas públicas dos Estados-membros da área do euro ascende a 1.115 mil milhões de euros, sendo 830 mil milhões de euros relativos a 2020, correspondendo a um agravamento do défice da Zona Euro de 7,5 pontos percentuais do PIB.

Grande quarentena

16.04.2020

Progressivamente e na medida em que os dados sobre infetados com covid-19 estabilizavam, a evolução dos índices bolsistas, dados do emprego e decisões das autoridades monetárias passaram a congregar maior interesse.

Espelho meu

12.03.2020

Considerando uma lógica de bem-estar, recorrendo a indicadores como a esperança de vida à nascença ou a taxa de suicídio, conclui-se que Portugal apresenta um desempenho melhor do que as economias leste-europeias.

As galinhas dos nossos vizinhos

13.02.2020

A produtividade, medida pela utilização de capital por unidade de produto, eficiência marginal do capital ou produtividade total dos fatores, é claramente mais baixa em Portugal.

Taxas negativas entre nós

16.01.2020

Taxas de juro negativas são uma realidade com crescente tração. A longevidade de um instrumento de política, inicialmente considerado temporário, tem, contudo, vindo a suscitar questões sobre as vantagens da sua prolongada existência.

Taxas negativas entre nós

30.12.2019

Taxas de juro negativas são uma realidade em várias economias desenvolvidas. Embora populares entre as autoridades monetárias da área do euro, Suíça, Suécia, Dinamarca ou Japão, nos EUA e Reino Unido os bancos centrais têm-se retraído de recorrer a este instrumento.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
Publicidade
C•Studio