Cronista
Cristina Casalinho Economista
Cristina Casalinho O fim de um ciclo de abertura e cooperação 08.11.2018 Cristina Casalinho
Voltar a erguer barreiras comerciais está provado que não garante sucesso económico sustentável a longo prazo. A autarcia não assegura uma eficiente alocação de recursos.
Cristina Casalinho O fim de uma época nos mercados de capitais 11.10.2018 Cristina Casalinho
Os serviços financeiros pesam significativamente no mundo pós-Brexit. Com efeito, Londres é o principal centro financeiro da Europa e um dos maiores a nível mundial.
Cristina Casalinho Dez anos depois da falência do Lehman Bros 18.09.2018 Cristina Casalinho
As crises são um fenómeno natural, resultando na maioria dos casos de situações de fuga para frente, de excesso de confiança ou desespero, de grande inovação desenfreada. Uma vez que nunca se conseguirá antever ou eliminar crises, importa avaliar o grau de preparação e a capacidade de controlo de futuras crises.
Cristina Casalinho Mais um artigo sobre a crise financeira mundial 06.09.2018 Cristina Casalinho 23
A falência do banco norte-americano Lehman Bros a 15 de setembro de 2008 é frequentemente citada como marco do início da crise financeira global.
Cristina Casalinho Deixe como encontrou, por favor   09.08.2018 Cristina Casalinho 20
A sustentabilidade do modelo económico deve ser enquadrada, no mínimo, com seguinte objetivo: deixar o planeta como se encontrou.
Cristina Casalinho Corrida de obstáculos 12.07.2018 Cristina Casalinho
Em agosto deste ano, deverá ser anunciada a recomendação relativa à identificação da taxa de juro sem risco europeia, a qual irá substituir a Euribor.
Cristina Casalinho Feliz Dia da Mãe 03.05.2018 Cristina Casalinho 32
A taxa de natalidade revela-se insuficiente para assegurar a estabilização ou a renovação natural da população e, apesar da desaceleração do fenómeno emigratório, as saídas persistem.
Cristina Casalinho Devagarinho 11.04.2018 Cristina Casalinho
Em março último, assistiu-se a mais uma subida das taxas diretoras por parte da Reserva Federal (Fed), trazendo a taxa dos "fed funds" de 1,50% para 1,75%.
Cristina Casalinho Enfrentar o futuro 08.03.2018 Cristina Casalinho 38
Os robôs ou os algoritmos, como as máquinas na Revolução Industrial ou noutras revoluções tecnológicas, não deverão empurrar os humanos para fora do mercado de trabalho. As funções dos humanos podem alterar-se.
Cristina Casalinho Enfrentar o passado 08.02.2018 Cristina Casalinho
A produtividade é um fator determinante para o crescimento económico associado à qualidade dos fatores de produção. Em Portugal, a qualidade da força de trabalho pontua como debilidade competitiva.