Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Mais e melhor sustentabilidade (ou em forma)

23.07.2021

As economias nórdicas lideram os índices mundiais de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável enquanto Portugal se encontra tradicionalmente a meio da metade superior das tabelas (normalmente nos lugares entre 25 e 30).

Querida próxima geração

25.06.2021

O desafio europeu do crescimento económico e da produtividade recebeu uma resposta inédita: concertada, abrangente, inclusiva, e de monta, derrubando barreiras. Conjugam-se políticas monetárias, orçamentais e industriais/de mercado. O empenho é impressionante e, espera-se, à altura da prova.

Verde

28.05.2021

O total de obrigações verdes emitidas por soberanos atinge €110 mil milhões (compara com a dívida pública portuguesa de €270 mil milhões), representando as emissões de Estados da área do euro 70% do total.

Notícias de economias como a nossa

26.03.2021

A economia portuguesa cresceu mais na última década que as economias mais afetadas pela crise das dívidas soberanas europeias e esta expansão concretizou-se enquanto procedia à correção de desequilíbrios notáveis.

Making it big

26.02.2021

Os avanços óbvios, contudo, (ainda) não se traduzem numa demografia das empresas diferente, ilustrando o caminho de melhoria e consolidação por percorrer e a lentidão na apropriação de alterações estruturais.

O lado negro de uma força emergente

29.01.2021

Apesar do reconhecimento da importância e do desenvolvimento dos seus próprios projetos de moedas digitais, os banqueiros centrais tendem a adotar uma postura conservadora ou crítica dos projetos privados de moeda digital.

Novos negócios vs. velhos negócios

20.11.2020

Dois setores ou negócios, que caracterizam o modelo económico ainda prevalecente, estão acossados, sendo obrigados a reinventar-se. Certamente o negócio bancário perderá para as fintechs, como o Grupo Ant, pelo menos parte do seu negócio.

FMI “dixit”

19.10.2020

A crise afeta, ao contrário da Grande Crise Financeira que atingiu mais a população masculina, desproporcionalmente as mulheres, os trabalhadores informais e com baixas qualificações.

Novo velho conflito de gerações

17.09.2020

Recentemente, num documentário dedicado à construção da nova biblioteca nacional da Finlândia, os seus responsáveis, ao descreverem o projeto, referiram a intenção de construção de um edifício destinado não a servir as necessidades das gerações atuais, mas das gerações futuras.

Postais de verão

13.08.2020

No imediato, por questões de vantagens competitivas, os salários relativamente mais baixos dos novos entrantes no mercado de trabalho podem favorecer a reindustrialização da Europa; contudo, a prazo, os custos sociais, políticos e de sustentabilidade da procura serão insuportáveis.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio