Pedro Presa
Pedro Presa 14 de março de 2019 às 19:30

A empresa global

Operamos e vivemos num mundo global e o desafio de abraçar o mundo tornará a empresa melhor, mais forte e mais perto de atingir os objetivos a que se propôs.

As empresas têm hoje a oportunidade de criar negócios em partes do mundo que outras gerações nunca sonharam.

 

O problema é que poucas empresas têm realmente uma cultura global.

 

Ultrapassar diferenças culturais, de valor e de mentalidade além-fronteiras, é um dos maiores desafios dos líderes modernos.

 

A melhor forma de ultrapassar as barreiras que se lhes opõem, passa pelas suas equipas.

 

É essencial investir em diversificação e multiculturalidade desde o primeiro dia.

 

Os recursos de uma empresa em expansão serão sempre limitados.

 

Poder utilizar os recursos de que dispõe irá facilitar a superação de importantes fatores como o comportamento dos consumidores, traduções, leis, rede de contatos e competidores locais.

 

Gerir uma empresa a nível global traz grandes desafios, mas grandes oportunidades.

 

Seja em que área que for.

 

Operamos e vivemos num mundo global e o desafio de abraçar o mundo tornará a empresa melhor, mais forte e mais perto de atingir os objetivos a que se propôs.

 

Durante décadas, as empresas optaram por adotar estruturas hierárquicas.

 

Recentemente, muitas empresas decidiram experimentar novas abordagens às suas estruturas corporativas, eliminando barreiras tradicionais entre funcionários e executivos.

 

Devido à exigência de resultados rápidos que hoje em dia obriga as empresas a reagir de forma rápida e proactiva, a organização em equipas multifuncionais tem sido a solução muitas vezes adotada.

 

Neste tipo de organização, funcionários de diferentes áreas (e.g marketing, produto, tecnologia), são estruturados em equipas por projeto ou produto, na procura de um objetivo comum.

 

Quando implementado com sucesso, este tipo de organização e de dinâmica interna, poderá oferecer à empresa a tão desejada vantagem competitiva.

 

Algumas das vantagens a destacar incluem a agilidade de comunicação, a criatividade e diversidade de pensamento e um processo de tomada de decisões acelerado.

 

Co fundador e CEO Mycujoo

pub

Marketing Automation certified by E-GOI