Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Sérgio Rebelo 10 de Novembro de 2016 às 21:10

As eleições americanas

Nos Estados Unidos vive-se um dia com mais perguntas que respostas. Como é que as sondagens falharam tanto? Qual é o futuro dos Estados Unidos e do resto do mundo com Donald Trump na Casa Branca?

  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Um elemento que pode ajudar a compreender o resultado inesperado das eleições é a evolução dos salários reais nos Estados Unidos. O gráfico em anexo mostra esta evolução para trabalhadores com níveis diferentes de educação.

O único grupo cujo trabalhador mediano melhorou o seu nível de vida relativamente a 1979 é o grupo com educação universitária que representa apenas 32 % da força de trabalho.

Donald Trump conseguiu a vitória triunfando em estados cujos trabalhadores têm níveis de educação mais baixos. São estes os trabalhadores que sofreram as consequências de duas tendências importantes das últimas três décadas: o "outsourcing" de empregos para os países em vias de desenvolvimento e a automatização da produção.

Do ponto de vista económico, podemos esperar do novo presidente um programa ambicioso de investimento em infraestruturas. É uma boa ideia apoiada por republicanos e democratas. A infraestrutura americana está em estado decrépito e o governo americano pode obter crédito com maturidade de 30 anos a taxas abaixo dos 3%.

Por tudo o que vimos até agora, sabemos também que aquilo que podemos esperar de Donald Trump é o inesperado. 

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias