Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

Satisfeito com evolução, FMI aprova mais dinheiro para a Irlanda

Tópicos – as palavras que fazem as notícias do mundo

  • Partilhar artigo
  • ...

1. Satisfeito com evolução, FMI aprova mais dinheiro para a Irlanda

O Fundo Monetário Internacional aprovou uma nova tranche do plano de resgate da Irlanda, a nona, no valor de 962 milhões de euros. Justifica-se o FMI, pela voz do seu primeiro diretor adjunto, David Lipton, dizendo que “as autoridades irlandesas prosseguiram durante mais de 2 anos políticas firmes” de aplicação das reformas acordadas com a troika “e os sinais positivos estão a começar a ver-se”.

 

O FMI aponta o “regresso aos mercados” como um sinal encorajador. O que é curto, sobretudo se tivermos em conta que a economia irlandesa cresceu 0,9% em 2012 mas com o desemprego a aumentar ligeiramente, situando-se nos 14,2%. O FMI diz reconhecer o desemprego elevado e ainda alguns créditos imobiliários problemáticos, mas o que importa desde que o objetivo do défice seja cumprido?

 

A continuar a Irlanda «a avançar no bom caminho», em 2015 estará nos 3%. E nessas condições deverá ver-se livre da intervenção da troika.

 

 

 

2. APPLE

A União Europeia disse estar à procura de eventuais violações das leis anti-monopólio na rede de distribuição da Apple, nomeadamente nos aparelhos iPad e iPhone. Um porta-voz do comissário Joaquin Almunia disse estar a Comissão “consciente” das práticas da Apple. E, se bem que não haja queixas formalizadas, as indicações de algumas operadoras foram suficientes para aumentar a fiscalização. Um assunto a seguir.

 

 

 

3. ANGELA MERKEL

A questão cipriota tornou-se um assunto delicado para a chanceler. Mas não no sentido em que é um problema para a União Europeia: para Angela Merkel, Chipre pode complicar muito as contas eleitorais numa Alemanha onde parte do eleitorado se diz cansado de pagar as contas dos falhanços financeiros da União. A seis meses das urnas, Merkel não pode virar as costas à Europa mas também não pode mostrar-se simpática para os depositantes ingleses e russos.

 

 

 

"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias