Opinião
[320.] Cartazes das autárquicas de 2009
As eleições autárquicas originam uma miríade de mensagens políticas visuais por todo o país. Durante décadas, era difícil conhecer os cartazes que se faziam nas milhares de candidaturas, mas a internet resolveu esse problema com os sites dos próprios partidos...
- Assine já 1€/1 mês
- 4
- ...

As mensagens políticas de muitas candidaturas parecem passar à margem das direcções partidárias. Portugal tem uma tradição secular de independência dos concelhos.

O cartaz do CDS de Vale de Cambra parece de um filme indiano e o slogan parece dum empregado de mesa: "É p´ra já".

Há candidatos que enchem os cartazes com as suas pessoas: caso de José Pós-de-Mina, da CDU de Moura, que se apresenta apenas, com letras garrafais como "O Presidente"; caso também do candidato do PS em Évora, que diz em letras garrafais "os eborenses conhecem-me" (ficando por explicar se isso é positivo).

A CDU de Torres Novas, em vez de se concentrar num ou noutro protagonista, democraticamente apresenta 37 caras no cartaz. Infelizmente, o cartaz é medonho.
Não faltam toques de humor, felizmente. É certo que na maioria dos cartazes o humor é involuntário. O candidato do PS à câmara de Moura contra "O Presidente" da CDU apresenta-se com outro homem num cartaz: o "O" de Moura aparece em forma de coração e quando os dois candidatos lado a lado o slogan em cima "juntos por si" faz lembrar uma união de facto.

A variedade é grande, como se vê nestes poucos exemplos. Há de tudo, ou, se se quiser, retomando o clássico slogan do candidato do PS à freguesia de Grândola em 2005, há "Custódio Bacalhau com todos".
ect@netcabo.pt
Mais artigos do Autor
[784.] Fim
26.12.2018
[783.] Anúncio de perfumes no Natal
19.12.2018
[782.] Dolce & Gabbana: desastre na China
12.12.2018
[780.] Raposeira, Beirão d'Honra, EDP
04.12.2018