Cronista
Eduardo Cintra Torres
Eduardo Cintra Torres [784.] Fim 26.12.2018 Eduardo Cintra Torres
Esta é a última edição desta coluna. O Manto Diáfano começou em 8 de Maio de 2003, quando o Jornal de Negócios iniciou a sua edição em papel e percorreu estes 15 anos também na versão online do Negócios. Foi na imprensa o único espaço semanal de análise e crítica de publicidade.
Eduardo Cintra Torres [783.] Anúncio de perfumes no Natal 19.12.2018 Eduardo Cintra Torres 37
Os anúncios de perfumes são daqueles que precisam de convidar à compra sem quererem transmitir uma única informação sobre o produto: um líquido com cheiro.
Eduardo Cintra Torres [782.] Dolce & Gabbana: desastre na China 12.12.2018 Eduardo Cintra Torres
O desastre de comunicação de Dolce & Gabbana na China é uma lição sobre os limites da globalização e a incúria dos publicitários na previsão das reacções dos consumidores empoderados do nosso tempo.
Eduardo Cintra Torres [781.] Narrativas de Natal: Nos, Vodafone, Meo 09.12.2018 Eduardo Cintra Torres 54
Três empresas grandes e ricas, não por acaso de telecomunicações, fizeram anúncios longos de Natal em narrativas melodramáticas com relação subliminar aos seus serviços.
Eduardo Cintra Torres [780.] Raposeira, Beirão d'Honra, EDP 04.12.2018 Eduardo Cintra Torres
Trata-se de uma tendência geral: os publicitários atentam à imagem e aos "conceitos" e pouco à gramática.
Eduardo Cintra Torres [779.] John Lewis & Partners; Continente, Intermarché 21.11.2018 Eduardo Cintra Torres 37
O anúncio de Natal dos armazéns britânicos John Lewis é um "must" cinematográfico da era da internet. Já leva mais de nove milhões de visionamentos no Youtube.
Eduardo Cintra Torres [778.] O futuro explícito: Mercedes-Benz, Huawei 14.11.2018 Eduardo Cintra Torres
E lá voltamos ao futuro. A função da publicidade é atirar o consumidor para o futuro da compra, mas não parece necessário que esteja sempre a invocá-lo directamente - por já não saber o que dizer.
Eduardo Cintra Torres [777.] O regresso das caras conhecidas 08.11.2018 Eduardo Cintra Torres 27
As caras conhecidas garantem uma primeira reacção, fisiológica, de reconhecimento. Depois, consoante o seu carácter e aparência, associam prestígio, humor, beleza, valores de elite ou do povo, e emoções várias que originem empatia do maior número no público-alvo das campanhas.
Eduardo Cintra Torres [776.] Adelaide e Aida 24.10.2018 Eduardo Cintra Torres
São hoje tão raros os anúncios em registo irónico que merece destaque o do vinho Adelaide, da Quinta do Vallado. Fez-me lembrar, não Adelaide, mas a minha velha conhecida Aida.
Eduardo Cintra Torres [775.] Jeep 21.10.2018 Eduardo Cintra Torres
Um comprador de um Jeep que trabalhe 240 dias por ano e tenha 125 dias de férias, feriados e fins-de-semana, lembrar-se-á mais dos dias de lazer do que dos dias de trabalho. É o que está neste anúncio.

Marketing Automation certified by E-GOI