Cronista
Fernando Ilharco
Fernando Ilharco Stress e alta performance 13.06.2019 Fernando Ilharco
Sem "stress", sem a pressão extra que foca mais e gera mais energia e determinação, as pessoas tendem a descontrair, a não se esforçarem e as coisas acabam por ficar longe do seu melhor.
Fernando Ilharco Os papéis de uma boa equipa 06.06.2019 Fernando Ilharco
Um grupo não é necessariamente uma equipa. Mesmo que se deem bem, um grupo de pessoas também não formam necessariamente uma equipa; serão um grupo de amigos, mas não obrigatoriamente uma equipa…
Fernando Ilharco Entre o bom e o excelente 30.05.2019 Fernando Ilharco
Costuma dizer-se que o bom é inimigo do óptimo. Quem está bem, bem está… fica-se, e não chega ao óptimo. Ser óptimo, de facto, exige bem mais esforço do que para se ser apenas um bom profissional.
Fernando Ilharco A mentalidade certa 23.05.2019 Fernando Ilharco
Haverá uma mentalidade certa para o sucesso? Parece que sim e, por paradoxal que seja, é uma mentalidade que não foca directamente o sucesso; foca a aprendizagem, a melhoria, a mudança, a originalidade.
Fernando Ilharco A política no cérebro 16.05.2019 Fernando Ilharco
O estudo conclui que as diferentes formas de pensar de conservadores e progressistas, podendo ser modeladas pela educação e pela cultura, parecem também assentar na estrutura física do cérebro de cada um.
Fernando Ilharco A vantagem de errar 09.05.2019 Fernando Ilharco
A melhoria acontece quando se trabalha nos limites. O avanço, de facto, está fora da famosa zona de conforto. E aí vamos errar, é inevitável. O progresso, no entanto, assenta no avançar até ao erro.
Fernando Ilharco A melhor forma de aprender 02.05.2019 Fernando Ilharco
Por estranho que pareça, ensinar, expor um dado assunto, é a melhor forma de aprender. Um dos métodos mais conhecidos é a chamada técnica Feynman, nome do Prémio Nobel da Física de 1965, Richard Feynman.
Fernando Ilharco Em equipas e em famílias 25.04.2019 Fernando Ilharco
O primeiro aspeto a destacar nos grupos que conseguem uma alta "performance" nas mais diversas atividades é os seus membros sentirem-se no seu grupo; que pertencem ao grupo em causa, que é o grupo deles, como uma família.
Fernando Ilharco A difícil tarefa de elogiar 17.04.2019 Fernando Ilharco
Dizer a uma criança que conseguiu um óptimo resultado porque é muito inteligente pode ser perigoso. Haverá sempre coisas difíceis que não correm bem, e a criança pode passar a defender-se, receando confirmar que não é inteligente, evitando novos desafios.
Fernando Ilharco Mesmo necessário 11.04.2019 Fernando Ilharco
Dizia Fernando Pessoa: "Ter êxito é mesmo ter êxito. Não é ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga. Mas onde está o palácio se não o fizerem ali?"

Marketing Automation certified by E-GOI