Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Três perguntas

18.09.2020

Ser melhor profissional, desenvolver mais competências, ser um líder, um gestor, um técnico mais eficaz, não acontece naturalmente com o decorrer do tempo. A experiência, só por si, não melhora ninguém e pode iludir uma pessoa.

Comunicação e liderança

11.09.2020

Ao contrário do que o senso comum sugere, a comunicação não respeita essencialmente à forma como se fala. A comunicação é a dinâmica social de constituição da realidade, literalmente. Não existe mundo humano fora da comunicação.

Melhor que bons argumentos

04.09.2020

Planear é bom, mas ser quem somos é melhor. Saiba do que está a falar e defenda aquilo em que acredita. Acredite em si que os outros acreditarão também. “Que te diz a tua consciência?”, perguntava Nietzsche, que respondia: “Transforma-te naquilo que és.”

Ninguém vem

28.08.2020

Esperar alimenta o problema. Cada um tem de assumir responsabilidade pela sua vida e pelos problemas que o rodeiam. Cada um é o seu próprio líder. E o sucesso e o insucesso são sempre, de alguma forma, responsabilidade dos líderes.

Os recursos humanos

21.08.2020

A economia da atenção acumula informação com o objectivo de prever e modificar o comportamento das pessoas nos mercados, visando a subida dos lucros, refere Zuboff.

Não pensar muda o mundo

13.08.2020

A sorte começa numa mudança súbita, num acidente. Quem explora os acasos, utilizando o seu talento e capacidade de trabalho, é quem tende a ter mais sucesso. Os planos ajudam a pensar, a querer e a agir. Mas o sucesso vem da acção, de agir no que mudar, de observar, de ajustar e fazer de novo.

A armadilha do esforço

09.08.2020

Por vezes, ouve-se dizer que muito boa gente está metade do tempo de trabalho a resolver os problemas que criou na outra metade. Questionado um dia sobre quantas pessoas trabalhavam no Vaticano, o Papa João XXIII respondeu: “Cerca de metade.”

Um tempo surreal

30.07.2020

O problema, evidentemente, é a realidade que corre fundo: o PIB em queda histórica, a dívida do Estado a disparar com os lay offs e o desemprego, a quebra na receita dos impostos que necessariamente virá, e as moratórias dos empréstimos que um dia acabarão.

Outro fim

24.07.2020

Ao contrário do início abrupto da situação pandémica de emergência, que de um dia para o outro deixou de ser uma história chinesa e italiana nos ecrãs da televisão e dos telemóveis, o fim da pandemia pode vir a ser algo muito longo. Mas já começou. A crise aguda parece ter chegado ao fim.

A essência do digital

16.07.2020

O deserto do real é o ambiente digital em que vivemos, um tempo e um espaço culturais em que as imagens e os sons artificiais, da internet, da televisão, dos telefones, do cinema, da publicidade, são mais reais do que a realidade física não digitalizada, não mediada.

Uma força avassaladora

10.07.2020

Em tempos de crise e de transformação, de certa forma, as melhores empresas são as que ainda não existem. Porque podem adaptar-se ao contexto, estar bem ajustadas aos condicionalismos e às potencialidades dos mercados, da cultura e da tecnologia.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio