Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Uma força avassaladora

09:50h

Em tempos de crise e de transformação, de certa forma, as melhores empresas são as que ainda não existem. Porque podem adaptar-se ao contexto, estar bem ajustadas aos condicionalismos e às potencialidades dos mercados, da cultura e da tecnologia.

Resistir à crise

02.07.2020

A resistência começa na atitude. Se não se acreditar que é possível, todo o comportamento vai ser afectado, modelado, por essa convicção. Nessa situação, conseguir que as coisas corram bem, atingir os objectivos, passa a ser uma questão de sorte, de acaso.

Preso de mim mesmo

28.06.2020

Nos últimos anos as neurociências e as ciências comportamentais têm mostrado que as capacidades de uma pessoa, a sua inteligência, personalidade e outras dimensões não são realidades fixas à partida, estabelecidas à nascença, que não mudem ao longo da vida.

As clivagens no que virá

18.06.2020

O valor das posições da ciência tem ganho terreno no quadro da actual pandemia. No entanto, como se vê pelo que se passa no Brasil e nos Estados Unidos, variadíssimas posições e políticas assentes no melhor conhecimento científico têm sido desvalorizadas e negadas ao mais alto nível do Estado

Algo pior

12.06.2020

O vírus do medo, da violência e da ignorância tem-se propagado com força nestes dias, nestes meses e anos. E tal como a pandemia da covid-19, também este vírus pode estar a proteger-nos de algo pior.

Um tempo de perguntas

04.06.2020

Quando tudo tiver ficado para trás, como ficou com o Muro de Berlim, o 11 de Setembro ou o tsunami de 2004 no Extremo Oriente, o que restará desta pandemia?

Debaixo da pele

28.05.2020

Mas as coisas vão mais longe. Se, por exemplo, se souber que notícias eu leio online e que “escolho a Fox News em vez da CNN”, diz Yuval Harari, em artigo recente no Financial Times, “isso pode dizer alguma coisa sobre as minhas inclinações políticas”.

Demasiado presente

22.05.2020

O mundo está em crise e vai mudar, é certo. Mas daí a pensar-se o que será o mundo de amanhã apenas em função do que se passa nestes meses ou anos de crise pandémica pode ir um grande pulo.

O local é tudo

14.05.2020

Simultaneamente, o teletrabalho pode diminuir os custos da organização - menos espaço físico e menos infraestruturas de todo o tipo. O resultado pode ser a melhoria da qualidade e a descida dos preços dos serviços.

A normalidade que virá

07.05.2020

Uma nova normalidade virá, mas a sua antecipação clara ainda é difícil. Além das muitas incógnitas, como é natural, hoje estamos talvez ainda demasiado enviesados pelo presente.

O que não vai mudar

23.04.2020

Neste quadro, pouco comum como muitas estratégias de sucesso, a organização tem de se adaptar ao que muda e continuará a mudar, mas o seu esforço será o de focar o que não vai mudar, minimizando e não maximizando a mudança interna.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio