Cronista
Fernando Ilharco
PME
Por que ganha Mourinho 17.06.2010 Fernando Ilharco
Fernando Ilharco O pior líder 27.03.2020 Fernando Ilharco
Se em alturas como esta, de incerteza e mudança, um bom líder pode fazer a diferença, um mau líder também o pode. Hoje, o desafio não é apenas o da liderança de um país, de um município ou de uma grande empresa.
Fernando Ilharco Vírus contra vírus contra vírus 20.03.2020 Fernando Ilharco
Esta crise parece estar a mostrar como os esforços globais, concertados e baseados no melhor conhecimento, assentes na investigação cientifica, podem fazer a diferença, modelar a realidade e salvar vidas.
Fernando Ilharco Garantir que acontece 13.03.2020 Fernando Ilharco
Entre os objectivos e aquilo que de facto acontecerá, como se sabe, pode ir um mundo de distância. Essa distância, no entanto, pode ser minimizada pelo planeamento. Mas pode não o ser. Uma coisa são os planos, outra é o que acontece.
Fernando Ilharco Olhar para cima e sorrir 06.03.2020 Fernando Ilharco
Tanto as lideranças assentes no prestígio como as assentes no domínio usam a linguagem corporal. Os gestos expansivos, o fazermo-nos maiores, as costas direitas, etc., são manifestações comuns aos dois tipos de liderança.
Fernando Ilharco O ambiente do talento 27.02.2020 Fernando Ilharco
Um génio, um profissional excepcional, é alguém capaz de grandes saltos na inovação e criatividade, capaz de conceber algo novo, surpreendente e útil para a sociedade em geral.
Fernando Ilharco Relatório maioritário 20.02.2020 Fernando Ilharco
O estado actual da biologia, as neurociências, o poder computacional, o “big data” e a aprendizagem máquina permitem conhecer uma pessoa melhor do que ela própria se conhece. Permitem conhecer a sua personalidade, medos, necessidades, expectativas e maneira de pensar e decidir.
Fernando Ilharco Circunstâncias da vida e inteligência 13.02.2020 Fernando Ilharco
O efeito Flynn sugere que se hoje escolhêssemos aleatoriamente um jovem de 15 anos e o colocássemos em 1920, há cem anos, ele seria mais inteligente do que 98% das pessoas de então.
Fernando Ilharco Ter tempo e ter sucesso 06.02.2020 Fernando Ilharco
Trabalhar muito pode ser uma armadilha. Não é pelo simples facto de trabalhar muito que necessariamente se trabalha bem. Há quem ande sempre a resolver urgências. Mas em cima do acontecimento tudo parece urgente.
Fernando Ilharco Mais do que competência 02.02.2020 Fernando Ilharco
As pessoas mais confiantes tendem a ser as mais produtivas. Trata-se de alguma forma de um ciclo virtuoso: a confiança gera mais produtividade, que gera mais confiança e por aí fora… Sendo, claro, a competência técnica a base da produtividade.
Fernando Ilharco O código secreto 24.01.2020 Fernando Ilharco
Lê-se cada vez mais. Os smartphones, os computadores, os ecrãs em geral, estão carregados de texto - palavras, títulos, legendas, frases soltas, hashtags, textos curtos. Hoje a leitura incide sobretudo neste tipo de texto.

Marketing Automation certified by E-GOI