Cronista
Fernando Ilharco
Fernando Ilharco A política no cérebro 16.05.2019 Fernando Ilharco
O estudo conclui que as diferentes formas de pensar de conservadores e progressistas, podendo ser modeladas pela educação e pela cultura, parecem também assentar na estrutura física do cérebro de cada um.
Fernando Ilharco A vantagem de errar 09.05.2019 Fernando Ilharco
A melhoria acontece quando se trabalha nos limites. O avanço, de facto, está fora da famosa zona de conforto. E aí vamos errar, é inevitável. O progresso, no entanto, assenta no avançar até ao erro.
Fernando Ilharco A melhor forma de aprender 02.05.2019 Fernando Ilharco
Por estranho que pareça, ensinar, expor um dado assunto, é a melhor forma de aprender. Um dos métodos mais conhecidos é a chamada técnica Feynman, nome do Prémio Nobel da Física de 1965, Richard Feynman.
Fernando Ilharco Em equipas e em famílias 25.04.2019 Fernando Ilharco
O primeiro aspeto a destacar nos grupos que conseguem uma alta "performance" nas mais diversas atividades é os seus membros sentirem-se no seu grupo; que pertencem ao grupo em causa, que é o grupo deles, como uma família.
Fernando Ilharco A difícil tarefa de elogiar 17.04.2019 Fernando Ilharco
Dizer a uma criança que conseguiu um óptimo resultado porque é muito inteligente pode ser perigoso. Haverá sempre coisas difíceis que não correm bem, e a criança pode passar a defender-se, receando confirmar que não é inteligente, evitando novos desafios.
Fernando Ilharco Mesmo necessário 11.04.2019 Fernando Ilharco
Dizia Fernando Pessoa: "Ter êxito é mesmo ter êxito. Não é ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga. Mas onde está o palácio se não o fizerem ali?"
Fernando Ilharco Coisas novas 04.04.2019 Fernando Ilharco
A repetição do que funcionou pode levar a que as pessoas se tornem incapazes de inovar. Os adversários aliás passam a conhecer-nos bem e podemos deixar de ser capazes de os surpreender.
Fernando Ilharco O sucesso das crianças 28.03.2019 Fernando Ilharco
Nem todas as pessoas de sucesso eram peritos em matemática em crianças; nem eram necessariamente os melhores a escrever. Alguns seriam, outros não.
Fernando Ilharco O fim da História 21.03.2019 Fernando Ilharco
Enquanto no liceu as horas lectivas do ensino da História diminuem, no dia-a-dia a maioria das pessoas mergulha num presente contínuo, móvel e digital. Como duas faces da mesma moeda: a História aproxima-se do seu final.
Fernando Ilharco Objectivos que não ajudam 14.03.2019 Fernando Ilharco
Os objectivos não são um fim em si mesmo. O progresso, a aprendizagem e a descoberta de novos significados e possibilidades são as recompensas mais importantes.

Marketing Automation certified by E-GOI