Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A armadilha do esforço

09.08.2020

Por vezes, ouve-se dizer que muito boa gente está metade do tempo de trabalho a resolver os problemas que criou na outra metade. Questionado um dia sobre quantas pessoas trabalhavam no Vaticano, o Papa João XXIII respondeu: “Cerca de metade.”

Um tempo surreal

30.07.2020

O problema, evidentemente, é a realidade que corre fundo: o PIB em queda histórica, a dívida do Estado a disparar com os lay offs e o desemprego, a quebra na receita dos impostos que necessariamente virá, e as moratórias dos empréstimos que um dia acabarão.

Outro fim

24.07.2020

Ao contrário do início abrupto da situação pandémica de emergência, que de um dia para o outro deixou de ser uma história chinesa e italiana nos ecrãs da televisão e dos telemóveis, o fim da pandemia pode vir a ser algo muito longo. Mas já começou. A crise aguda parece ter chegado ao fim.

A essência do digital

16.07.2020

O deserto do real é o ambiente digital em que vivemos, um tempo e um espaço culturais em que as imagens e os sons artificiais, da internet, da televisão, dos telefones, do cinema, da publicidade, são mais reais do que a realidade física não digitalizada, não mediada.

Uma força avassaladora

10.07.2020

Em tempos de crise e de transformação, de certa forma, as melhores empresas são as que ainda não existem. Porque podem adaptar-se ao contexto, estar bem ajustadas aos condicionalismos e às potencialidades dos mercados, da cultura e da tecnologia.

Resistir à crise

02.07.2020

A resistência começa na atitude. Se não se acreditar que é possível, todo o comportamento vai ser afectado, modelado, por essa convicção. Nessa situação, conseguir que as coisas corram bem, atingir os objectivos, passa a ser uma questão de sorte, de acaso.

Preso de mim mesmo

28.06.2020

Nos últimos anos as neurociências e as ciências comportamentais têm mostrado que as capacidades de uma pessoa, a sua inteligência, personalidade e outras dimensões não são realidades fixas à partida, estabelecidas à nascença, que não mudem ao longo da vida.

As clivagens no que virá

18.06.2020

O valor das posições da ciência tem ganho terreno no quadro da actual pandemia. No entanto, como se vê pelo que se passa no Brasil e nos Estados Unidos, variadíssimas posições e políticas assentes no melhor conhecimento científico têm sido desvalorizadas e negadas ao mais alto nível do Estado

Algo pior

12.06.2020

O vírus do medo, da violência e da ignorância tem-se propagado com força nestes dias, nestes meses e anos. E tal como a pandemia da covid-19, também este vírus pode estar a proteger-nos de algo pior.

Um tempo de perguntas

04.06.2020

Quando tudo tiver ficado para trás, como ficou com o Muro de Berlim, o 11 de Setembro ou o tsunami de 2004 no Extremo Oriente, o que restará desta pandemia?

Debaixo da pele

28.05.2020

Mas as coisas vão mais longe. Se, por exemplo, se souber que notícias eu leio online e que “escolho a Fox News em vez da CNN”, diz Yuval Harari, em artigo recente no Financial Times, “isso pode dizer alguma coisa sobre as minhas inclinações políticas”.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio