Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Três perguntas

11:20h

Ser melhor profissional, desenvolver mais competências, ser um líder, um gestor, um técnico mais eficaz, não acontece naturalmente com o decorrer do tempo. A experiência, só por si, não melhora ninguém e pode iludir uma pessoa.

Comunicação e liderança

11.09.2020

Ao contrário do que o senso comum sugere, a comunicação não respeita essencialmente à forma como se fala. A comunicação é a dinâmica social de constituição da realidade, literalmente. Não existe mundo humano fora da comunicação.

Melhor que bons argumentos

04.09.2020

Planear é bom, mas ser quem somos é melhor. Saiba do que está a falar e defenda aquilo em que acredita. Acredite em si que os outros acreditarão também. “Que te diz a tua consciência?”, perguntava Nietzsche, que respondia: “Transforma-te naquilo que és.”

Ninguém vem

28.08.2020

Esperar alimenta o problema. Cada um tem de assumir responsabilidade pela sua vida e pelos problemas que o rodeiam. Cada um é o seu próprio líder. E o sucesso e o insucesso são sempre, de alguma forma, responsabilidade dos líderes.

Os recursos humanos

21.08.2020

A economia da atenção acumula informação com o objectivo de prever e modificar o comportamento das pessoas nos mercados, visando a subida dos lucros, refere Zuboff.

Não pensar muda o mundo

13.08.2020

A sorte começa numa mudança súbita, num acidente. Quem explora os acasos, utilizando o seu talento e capacidade de trabalho, é quem tende a ter mais sucesso. Os planos ajudam a pensar, a querer e a agir. Mas o sucesso vem da acção, de agir no que mudar, de observar, de ajustar e fazer de novo.

A armadilha do esforço

09.08.2020

Por vezes, ouve-se dizer que muito boa gente está metade do tempo de trabalho a resolver os problemas que criou na outra metade. Questionado um dia sobre quantas pessoas trabalhavam no Vaticano, o Papa João XXIII respondeu: “Cerca de metade.”

Um tempo surreal

30.07.2020

O problema, evidentemente, é a realidade que corre fundo: o PIB em queda histórica, a dívida do Estado a disparar com os lay offs e o desemprego, a quebra na receita dos impostos que necessariamente virá, e as moratórias dos empréstimos que um dia acabarão.

Outro fim

24.07.2020

Ao contrário do início abrupto da situação pandémica de emergência, que de um dia para o outro deixou de ser uma história chinesa e italiana nos ecrãs da televisão e dos telemóveis, o fim da pandemia pode vir a ser algo muito longo. Mas já começou. A crise aguda parece ter chegado ao fim.

A essência do digital

16.07.2020

O deserto do real é o ambiente digital em que vivemos, um tempo e um espaço culturais em que as imagens e os sons artificiais, da internet, da televisão, dos telefones, do cinema, da publicidade, são mais reais do que a realidade física não digitalizada, não mediada.

Uma força avassaladora

10.07.2020

Em tempos de crise e de transformação, de certa forma, as melhores empresas são as que ainda não existem. Porque podem adaptar-se ao contexto, estar bem ajustadas aos condicionalismos e às potencialidades dos mercados, da cultura e da tecnologia.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio