Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Trabalhar melhor

30.07.2021

Trabalhar muito é importante para fazer as coisas bem e ir longe, mas não chega. Basta olhar para os atletas olímpicos: todos trabalham muito, há anos muitos anos, tanto os que ganham as medalhas de ouro como os que ganham as de bronze, ou os que são eliminados na primeira prova.

Mudar é fácil e é difícil

23.07.2021

O problema do darwinismo é exigir muito tempo, muitas gerações, para as coisas terem sentido. Mas como neste mundo as pessoas só vivem uma vez, a mudança, organizacional ou pessoal, deve ser hoje, partindo de onde se está, com disponibilidade para aprender, experimentar e aproveitar oportunidades.

Suficientemente bom

16.07.2021

Sendo suficientemente bom, a eficácia aumenta com a aprendizagem e com o passar do tempo. Daí que continuando a aprender, a inovar e a tentar, as probabilidades de uma pessoa ter sucesso num novo projecto, pelo menos até aos 50 anos de idade, subam com a idade.

Em lado nenhum

08.07.2021

No topo, todos são competentes, seguem as “best practices” e melhoram todos os dias. No entanto, nem todos vão chegar a profissionais excepcionais.

Errar é bom e é mau

02.07.2021

A importância dos erros para o sucesso depende da mentalidade. Se se acredita que somos como somos e cada um é como é, por mais que nos esforcemos, os erros vão sempre pesar. Pelo contrário, se se acreditar que as pessoas são maleáveis e que o desempenho é uma consequência do esforço, os erros podem ajudar.

A presença e a influência

25.06.2021

Em geral, uma postura que expanda ligeiramente o corpo é favorável à confiança, à criatividade e ao raciocínio rápido; e comunica isso mesmo às pessoas à nossa volta, transmitindo uma presença positiva, empenhada e preparada.

A química da vitória

18.06.2021

Quando se vence, quando se atinge os objectivos, se fecha um contrato importante, ou se consegue uma promoção difícil, o sistema nervoso de recompensa dispara. Sobe a química a confiança e baixa a do stress. Uma pessoa sente-se bem, realizada e motivada. E é mais fácil ganhar de novo.

O poder das palavras

10.06.2021

O poder das palavras não é apenas simbólico, mas constitutivo da realidade. A ciência tem mostrado que a linguagem não é transparente, que as palavras não reflectem o mundo, mas que o criam. Assim, uma mudança eficaz, tantas vezes, começa na mudança da linguagem.

Regresso ao futuro

04.06.2021

A capacidade de entender as tecnologias emergentes em termos de possibilidades e potencialidades para o negócio, a criatividade e a inovação, bem como a exposição à competição global, são aspectos cruciais no trabalho dos líderes e dos empreendedores neste regresso ao futuro.

As origens do sucesso

28.05.2021

A aprendizagem é o segredo da inovação, do empreendedorismo, da criatividade, da alta performance e de uma boa vida. Aprender, e mudar, é a única origem do sucesso que está nas mãos de cada um.

O pessimismo é mais fácil

20.05.2021

Nunca foi o mais fácil antecipar como muitos desafios seriam ultrapassados. Por outro lado, é fácil pensar como as coisas podem piorar. Os mais bem informados, costuma dizer-se, são sempre ligeiramente pessimistas. Mas o pessimismo tende a esquecer que as sociedades humanas são inerentemente criativas.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio