O local é tudo

14.05.2020

Simultaneamente, o teletrabalho pode diminuir os custos da organização - menos espaço físico e menos infraestruturas de todo o tipo. O resultado pode ser a melhoria da qualidade e a descida dos preços dos serviços.

A normalidade que virá

07.05.2020

Uma nova normalidade virá, mas a sua antecipação clara ainda é difícil. Além das muitas incógnitas, como é natural, hoje estamos talvez ainda demasiado enviesados pelo presente.

O que não vai mudar

23.04.2020

Neste quadro, pouco comum como muitas estratégias de sucesso, a organização tem de se adaptar ao que muda e continuará a mudar, mas o seu esforço será o de focar o que não vai mudar, minimizando e não maximizando a mudança interna.

Confiança e comunicar confiança

16.04.2020

A preparação, rigorosa e esforçada, contudo, é o melhor caminho. Estudar, ouvir os mais competentes, os inovadores e as diferentes perspectivas na organização. Focar os factos, estudar, não dourar a pílula, agir e ajustar.

Liderar, gerir e ultrapassar

03.04.2020

Liderança, decisão, comunicação, presença de espírito, ser capaz de transmitir que as coisas vão melhorar, que se conseguirá responder, é um comportamento-chave no primeiro impacto de uma crise grave e súbita.

O pior líder

27.03.2020

Se em alturas como esta, de incerteza e mudança, um bom líder pode fazer a diferença, um mau líder também o pode. Hoje, o desafio não é apenas o da liderança de um país, de um município ou de uma grande empresa.

Vírus contra vírus contra vírus

20.03.2020

Esta crise parece estar a mostrar como os esforços globais, concertados e baseados no melhor conhecimento, assentes na investigação cientifica, podem fazer a diferença, modelar a realidade e salvar vidas.

Garantir que acontece

13.03.2020

Entre os objectivos e aquilo que de facto acontecerá, como se sabe, pode ir um mundo de distância. Essa distância, no entanto, pode ser minimizada pelo planeamento. Mas pode não o ser. Uma coisa são os planos, outra é o que acontece.

Ver Mais