Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral - Jornalista fsobral@negocios.pt 18 de Setembro de 2012 às 23:30

Cobaias e experiências

Em Portugal quem tem um bocadinho de poder faz experiências. Depois verifica se os portugueses adormecem ou se ensandecem. Satisfeitos, viram-se para novas experiências.

  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
Portugal oferece experiências únicas. Umas são mais radicais do que outras. Mas é cada vez mais evidente que o país se tornou um laboratório atraente para todo o tipo de licenciados em Professor Pardal. Ou mesmo em Lampadinha, o pequeno andróide que tinha uma lâmpada no lugar da cabeça. Todos fazem experiências neste país. Alguns tentaram mostrar que é possível um país que, tendo mar, não precisa de ter barcos ou pescas. Outros, que há a possibilidade de ter um sítio cheio de auto-estradas apesar dos cidadãos não terem dinheiro para pagar as portagens ou a gasolina.

Portugal transformou-se um laboratório em leasing: aluga-se a quem demonstrar que tem uma ideia lunática para testar. Passos Coelho, Vítor Gaspar e António Borges juntaram as três lâmpadas que têm no lugar dos neurónicos e decidiram arrasar qualquer consenso possível com uma TSU que só funciona quando se ligam à electricidade. António Costa, com a sua trupe de intelectuais (Nunes da Silva, Manuel Salgado e Sá Fernandes), decidiu transformar o Marquês de Pombal num hospício.

Em Portugal quem tem um bocadinho de poder faz experiências. Depois verifica se os portugueses adormecem ou se ensandecem. Satisfeitos, viram-se para novas experiências. Compreende-se que a crise leve a que mentes iluminadas julguem que os portugueses podem ser contratados como cobaias, mas começa a ser altura de se ter bom senso. Os políticos gostam de tirar da cartola ideias que só fazem sentido no seu pequeno mundo. Gostam de transformar a realidade à imagem das suas alucinações. Mas começam a ser demasiadas experiências sobre as mesmas cobaias. Um dia destes as cobaias emigram.

Ver comentários
Saber mais opinião
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias