Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião

O silêncio é de ouro?

É um facto conhecido que os políticos portugueses têm uma singela virtude: só entram em pânico em períodos de crise. Isso é visível no Verão. Durante a fase da "silly season" dizem banalidades.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Durante a dos incêndios procuram culpados debaixo da cama. Este ano, com a água que está a mitigar a seca previsível, e com o fardo cinzento do ano passado, os debates são sofríveis e giram à volta dos prazos curtos para se limpar a floresta junto às habitações e a contratação de aviões para combater as chamas. Não se apresenta um plano de combate à desertificação humana do interior, primeiro passo para limitar as catástrofes que deixam ciclicamente o país em cinza. Esta é a síndrome do país: resolve-se depois o que deveria ter sido prevenido. Há demasiada discussão à volta de assuntos efémeros e pouca, ou nenhuma, sobre estratégia, planificação, trabalho continuado.

 

Por isso, à falta de ideias, as discussões centram-se sobretudo nos números e nas célebres contas de somar e sumir. Haja paz: o Conselho de Finanças Públicas diz que em 2020 o saldo público pode passar a ser positivo. Seria um momento de exaltação nacional, capaz de propiciar um desfile comemorativo ou mesmo um daqueles segundos em que deliramos porque somos os melhores do mundo. Claro que há o outro lado da euforia: as contas públicas agradecem porque os novos funcionários públicos ganham menos do que os anteriores. Harry Potter (ou a herança da troika) anda por aqui. Juntemos esta notícia a outra: os lisboetas estão a comprar lojas para viver, porque as casas disponíveis têm excelentes preços para franceses, chineses, brasileiros e turcos. Os espaços comerciais, antes das tendas de campismo em parques de Lisboa, são a salvação para os alfacinhas viverem na capital. Ou seja, quanto mais turismo e aumento do preço do imobiliário, mais pobreza e lógica de sobrevivência a cirandar por aí. Estamos no país onde o sucesso económico e financeiro está em contraciclo com o rendimento disponível. Mas sobre isso o silêncio político é de ouro.

 

Grande repórter

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias