Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral - Jornalista fsobral@negocios.pt 09 de Fevereiro de 2009 às 11:59

O País das vénias

É num chá das cinco de elogios que nasce, cresce e morre a cultura política portuguesa. Isso, claro, serve uns poucos e ignora quem não faz parte do circuito de cumplicidades. A riqueza política de um país faz-se do choque de ideias diferentes, e não de patrulhas ideológicas que, sob o seu guarda-chuva, decidem por todos.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
É num chá das cinco de elogios que nasce, cresce e morre a cultura política portuguesa. Isso, claro, serve uns poucos e ignora quem não faz parte do circuito de cumplicidades. A riqueza política de um país faz-se do choque de ideias diferentes, e não de patrulhas ideológicas que, sob o seu guarda-chuva, decidem por todos. É também por isso que Portugal vive numa encruzilhada. A artilharia rasteira contra a imprensa, resgatada face ao chamado caso Freeport, mostra como continua a existir uma ideologia ditatorial em parte da elite nacional. Para ela, a imprensa deve ser o correio da sua voz. Deve ser o arauto daquilo que dizem e que, depois de lerem impresso, julgam ser a verdade.

Compreende-se que existam políticos cujo oxigénio é o número de vezes que surgem nos jornais ou na televisão. Mas isso não pode, e não deve, ser confundido com uma imprensa que deva ser o espelho do seu discurso. Uma sociedade sem imprensa que investigue e questione é cega, surda e muda aos sussurros do mundo. Por isso é intrigante a campanha feita nos últimos tempos contra a imprensa por parte de políticos de diferentes quadrantes. Portugal está em crise, e não é só económica. É sobretudo a falência de ideias, de inovação e de debate sério que se nota neste País. Há quem prefira a unanimidade e ovelhas que badalam até que o País fique a dormir. Quem pensa isso actua como Estaline. O que é pena é assistir-se à criação de uma patrulha ideológica que quer afogar qualquer questão. Que, no fundo, quer matar a democracia.
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias