Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral fsobral@negocios.pt 12 de Novembro de 2004 às 13:59

O simples e o complexo

No futebol, em Portugal, normalmente complica-se o que é simples e simplifica-se o que é complicado. Anote-se coisas aparentemente simples: o sr. Rochemback não gostou de ser substituído e foi incorrecto para o sr. Peseiro.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Este, que quando há uns tempos o sr. Tinga tinha feito o mesmo, assobiou na altura para o ar. É assim que, num balneário, uma decisão simples que não é tomada pode tornar-se numa bomba que um dia explodirá.

Veja-se algo que é tão simples que alguns complicam, talvez só para justificar continuarem a ter direito a uma cadeira do poder: o sr. Fernández disse «isto é falta». A Comissão de Justiça da FPF, sem ter mais nada para fazer, suspendeu o treinador do FC Porto durante 15 dias. Isto, ao mesmo tempo que, semana após semana, assistimos a jogadores a exercitarem os cotovelos nas caras dos outros e a darem pontapés de todas as formas nas canelas dos adversários, perante o olhar complacente de alguns árbitros e dos órgãos de jurisdição da Liga e da FPF.

Entre nós, a nível do futebol, tem-se passado anos a discutir o acessório em vez do essencial (as SADs estão na situação que se sabe e a generalidade dos clubes paga tarde e a más horas, mas algum organismo parece preocupado com o assunto?).

As decisões que se tomam, após vários concílios onde se equilibram forças para que ninguém fique a perder muito, geralmente só adiam problemas de fundo. E, depois, quando é preciso enfrentar as verdadeiras questões fazem-se pegas de cernelha, para que ninguém se magoe.

Os casos do sr. Peseiro e do sr. Fernández são, na sua simplicidade, o retrato do país futebolístico. Talvez por isso é que o sr. Mourinho saiu do país e foi lá para fora, mostrando contra ventos e tempestades, que a sua forma de ser não tem nada a ver com o que é habitual em Portugal. E que o mais diplomata sr. Queiroz continue o seu circuito fora da nossa Zona Económica Simplista.

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias