Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral A reforma das reformas  21.10.2018 Fernando Sobral
Alguém vai pagar tantas reformas antecipadas que, nalguns casos, roçam o ridículo. Ou seja, há uma bomba-relógio pronta a explodir. Na cara dos portugueses sem defesa, porque ou são velhos ou jovens demais.
Fernando Sobral A nossa eterna dívida 18.10.2018 Fernando Sobral
Mudou-se o século e as vendas passaram a ser das empresas públicas e do imobiliário público. Agora resta pouco. Só sobra a dívida colossal e os juros dos empréstimos. Ou seja, nada se transforma realmente em Portugal.
Fernando Sobral O quilómetro zero de Costa 17.10.2018 Fernando Sobral
O grande debate nacional acerca deste OE para 2019 é sobre se é "eleitoralista" ou não. Trata-se, como sempre, de uma discussão ociosa. O Governo renega que as suas contas de somar e subtrair tenham que ver com as eleições.
Fernando Sobral A teoria dos gansos 16.10.2018 Fernando Sobral
No mundo de Centeno não há almoços grátis, nem jantares à borla. O que dá retirará em forma de cativações. A União Europeia quer gansos amestrados e Centeno cumpre, com rigor, essas instruções.
Fernando Sobral O cerco à Arábia Saudita 15.10.2018 Fernando Sobral
Depois de milhares de milhões de dólares gastos na promoção do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, este está na corda bamba. O desaparecimento de Jamal Khashoggi arruinou tudo. 
Fernando Sobral A remodelação Tamagotchi  15.10.2018 Fernando Sobral
António Costa, vislumbrando o horizonte eleitoral de 2019, atirou quatro Tamagotchis para o lixo. Dois deles tinham-se revelado, desde o início, inexistências andantes
Fernando Sobral A inacção do PSD 14.10.2018 Fernando Sobral
Matar ou morrer pode parecer algo extremo num mero contexto político. Mas a política sempre foi isso: um jogo de embustes. Ou se engana o adversário ou se perece.
Fernando Sobral O fim da realidade 11.10.2018 Fernando Sobral 33
Os factos deixaram de importar, porque já ninguém se importa em saber se eles são verdadeiros ou não. As redes sociais tornaram-se o laboratório destes dias.
Fernando Sobral O OE Bucha e Estica 10.10.2018 Fernando Sobral
O OE de 2019 não vai ser diferente. Centeno tem de mostrar em Bruxelas que é um bom aluno em Portugal e pode vir a ser um excelente professor para toda a Europa.
Fernando Sobral O ex-ministro Azeredo  09.10.2018 Fernando Sobral
A insignificância de Azeredo Lopes foi reflectiva nas palavras amigas de António Costa sobre o ministro: "É um activo muito importante."