Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia 02 de Julho de 2014 às 00:01

"Coaching and Mentoring"

Antes de falar acerca de "Coaching and Mentoring" vale a pena fazer uma referência ao formato do livro, a coleção que se insere e o modelo de negócio da editora.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

 

Trata-se de um "ebook" de pequena dimensão (cerca de 50 páginas) e que aborda apenas um único um tema - tendências cada vez mais fortes no mercado das publicações eletrónicas. É um livro gratuito, que se insere numa coleção de "ebooks" também todos eles gratuitos cobrindo temas variados: da contabilidade ao direito, passando pela engenharia, programação, finanças, ciências naturais e muito mais. A "Bookboon.com" é o braço "online" da "Ventus Publishing", uma editora dinamarquesa que existe desde 1988. Em 2005 mudou de estratégia e tornou-se na primeira editora mundial a focar-se em livros eletrónicos 100% grátis. Segundo a própria empresa, é atualmente a editora de "ebooks" que mais cresce a nível mundial. O modelo de negócio é relativamente simples: a "Bookboon.com" insere publicidade nos seus "ebooks" até 15% do espaço dos mesmos. O objetivo é que os anunciantes sejam empresas que pretendam atrair talento, nomeadamente, a Microsoft, E-On, BP, P&G, Ikea, Delloite, entre outras.

 

Um dos títulos ligados à Gestão e Estratégia é este "Coaching and Mentoring". O livro começa por fazer a distinção entre a atividade de treino e a de mentorado, mas acaba por ser  completamente focado no "Coaching". Por esse motivo, o livro perde amplitude. Segundo os autores, a atividade de treino envolve um acordo de sociedade entre o treinados e o(s) pupilo(s), que devem estar implicados no processo. O foco do livro coloca-se quase sempre no papel do treinador e na sua responsabilidade, sendo que a atividade tem como objetivo melhorar, motivar, ensinar e desenvolver o membro da equipa com o objetivo de criar condições para a melhor performance possível. Explicam-se as fases do processo de treino, com ênfase na compreensão das causas de uma eventual performance abaixo do necessário, possível ou esperado. O treinador deve saber quando iniciar o processo ("step in"), mas também quando sair ("step out"), tendo em conta o conceito de "Coaching Continuum", um modelo do tipo 80/20 em que gestor/empregado vão dividindo a responsabilidade pelo produto final do trabalho. O livro trata também das questões de medida de performance e avança alguns modelos de implementação quase universal, estabelecendo ainda distinções entre o treino individual e de equipas.

 

Haverá com certeza livros mais extensos e conceptualmente mais sólidos sobre este tema (e que deverão ser analisados em breve nesta coluna), mas "Coaching and Mentoring" representa um compromisso interessante entre informação e tempo. Para uma PME, por exemplo, é provável que este seja um livro mais do que suficiente para fazer um ponto de situação e definir planos de ação adequados à organização. 

 

 

 

Autor: MTD Training

Editora e Data: MTD Training & Ventus Publishing - 2010

Frase: "Coaching is the art of inspiring, energizing, and facilitating the performance, learning and development of your employees"

Palavras-chave: "Partnership"; "Performance Management"; "GROW Model"; "OUTCOMES Model"; "Feedback"; "Step In/Step Out"; "The Coaching Continuum"

Apreciação: ***

 

 

 

 

 

 

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

 

Este artigo está em conformidade com o novo acordo ortográfico

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias