Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia 08 de Outubro de 2013 às 00:01

Gerir o stresse em tempo de crise

"Gerir o stresse em tempo de crise" é um pequeno ensaio de Conceição Espada sobre a necessidade de cada um identificar o stresse, nomeadamente o que o causa, os seus efeitos e como abordar o problema. O objetivo é que o leitor desenvolva o autoconhecimento, compreenda o seu próprio contexto para que possa adotar uma postura saudável e equilibrada. O conceito de "desgaste" ajuda a compreender o stresse mais como um processo do que como um evento. Ou seja, vamo-nos "afogando" aos poucos numa situação que depende muito mais da forma como reagimos do que das condições do contexto propriamente ditas.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A autora faz uma descrição interessante dos sintomas de stresse, fontes e consequências. Situações de stresse levam a cansaço e desgaste e, com ele, relacionamentos mais agressivos, conflitos, mal-estar, problemas de saúde e, com tudo isso, frustração e mais stresse. É um ciclo vicioso que precisa ser quebrado.


Conceição Espada defende que o primeiro passo é o da aceitação do problema, dado existir uma tendência natural de defesa de considerar que tudo está sob controlo. Apresentam-se alguns conselhos e são propostos alguns exercícios, nomeadamente ao nível da respiração, prática da meditação, relaxamento, "reprogramação mental", entre outros.

Não se trata de uma obra completa sobre o tema. Não há praticamente referências bibliográficas ou fontes, mas sobretudo uma perspetiva pessoal e conselhos. Apesar de o título remeter para a "crise", o livro pouco ou nada gravita à volta da situação do país.

"Gerir o stresse em tempo de crise" é um texto interessante e positivo, na medida em que poderá motivar o leitor para uma experiência de maior autoconhecimento, colocando a sua vida em perspetiva e aprendendo a lidar melhor com as fontes de estresse que, de fato, desgastam e nos afastam de uma vida com mais significado, mais feliz.

 

 

 

 

 

 

Autor: Conceição Espada
Editora e Data: Pergaminho 2013
Frase: "Gerir o stresse não é alterar as condições exteriores, e sim aprender a lidar com o impacto que elas têm sobre nós"
Palavras-chave: "Stresse"; "Mudança de Paradigma"; "Stresse imediato vs Stresse contínuo "; "Desgaste"; " Respiração"; Meditação"
Apreciação: ***

 

 

 



*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

filipegarcia@gmail.com

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias