Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia - Economista 11 de Março de 2014 às 19:37

Mude de Cérebro, Mude de Vida

"Mude de Cérebro, Mude de Vida" é o primeiro de oito best-sellers de Daniel G. Amen, provavelmente o psiquiatra mais popular nos Estados Unidos. Amen é tão controverso como bem-sucedido comercialmente e o que o diferencia é a sua abordagem fisiológica aos problemas comportamentais, defendendo que frequentemente são considerados problemas psicológicos ou de caráter, situações que deveriam ser diagnosticadas como anomalias no funcionamento físico do cérebro, provocadas por alterações fisiológicas.

  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

 

Essas alterações, que podem ter origem genética, traumática, por doença ou por ação comportamental devem ser diagnosticadas e podem, na sua opinião, ser tratadas. Amen defende que desse tratamento fisiológico ao cérebro resultam alterações de comportamento que permitem uma vida melhor em todos os sentidos.

 

O livro começa por apresentar esta abordagem, que do ponto de vista tecnológico utiliza técnicas de imagiologia como a SPECT (Tomografia Computorizada por Emissão de Fotão Único). A aplicação desta tecnologia também diferenciou Daniel Amen no início do século. A SPECT pertence a um ramo da medicina nuclear e permite "ver" a atividade cerebral, detetando-se os eventuais padrões físicos que impactam na "maneira de pensar, sentir e agir a cada momento".

 

Amen apresenta-nos uma segmentação em cinco diferentes sistemas cerebrais que são suscetíveis à ocorrência de distúrbios. O autor descreve cada um dos sistemas, relata casos clínicos e ajuda o leitor a descobrir, através de uma lista de verificação, se se identifica ou alguém próximo em certas categorias ou comportamentos. Posteriormente, são fornecidas receitas para atenuar ou eliminar os distúrbios. Os temas ligados aos relacionamentos pessoais, nomeadamente a intimidade e a família, são tratados com especial atenção.

 

Sem prejuízo de uma eventual desatualização científica - o texto foi escrito há 15 anos - o livro é importante por ajudar o leitor na compreensão de si próprio e dos que o rodeiam, abandonando alguns preconceitos e abrindo a porta a explicações de outra índole para os problemas comportamentais. É um livro importante para o autoconhecimento e não é nada difícil reconhecer casos próximos, mesmo que ligeiros, nos casos clínicos e checklists apresentadas. Há conselhos práticos para exercícios, alimentação e erros a evitar que podem recondicionar a função cerebral para, como escreve o Daniel Amen, podermos ser quem queremos ser. O livro é um excelente ponto de partida.

 

Autor: Daniel G. Amen

Editora e Data: Pergaminho, 2013 (Original: Three Rivers Press, 2000)

Frase: "Não podemos ser quem queremos ser se o nosso cérebro não funcionar bem."

Palavras-chave: "Imagiologia/SPECT"; "Fisiologia do Cérebro"; "Problemas Psicológicos/Problemas Biológicos"; "Receitas"

Apreciação: ****

 

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

Este artigo de opinião foi escrito em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias