Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia 07 de Janeiro de 2014 às 00:01

O Ninja Corporativo

"O Ninja Corporativo" é um livro sobre princípios de gestão e atuação empresarial. Pretende-se construir uma analogia, com os históricos "ninja" a ilustrarem as características que o autor considera essenciais às empresas, sobretudo nos mercados mais concorrenciais e guiados por inovação.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

 

Gary Shapiro tem uma carreira ligada à eletrónica de consumo e, por esse motivo, conhece de perto empresas cujas capacidades de ajustamento e de inovação são críticas para a sua sobrevivência, desenvolvimento e, em última análise, vitória.

Shapiro apresenta dez características para a "inovação ninja", que descreve como "tudo aquilo que é necessário para ter sucesso". Cada uma das dez características constitui um capítulo e podem ser sintetizadas da seguinte forma: definição de metas; a equipa; assumir riscos; preparação, paciência e disciplina; estratégia; ética; quebrar as regras; inovar ou morrer; o exército; o ninja furtivo.

Cada capítulo é pontuado por pequenas histórias que Shapiro observou ao longo da carreira e que utiliza para suportar as "características ninja". Esse facto torna o livro mais interessante e rico, fazendo lembrar uma outra obra - "Only the Paranoid Survive" de Andrew S. Grove – ainda que ficando bastante aquém. A "metáfora do ninja antigo" tem algumas limitações, o que se vai percebendo ao longo do livro, mas o texto consegue manter coerência e relevância.

"O Ninja Corporativo" é um livro interessante, fácil de ler, mas não é em nenhum momento disruptivo. É útil na organização de algumas ideias, mas peca por focar demasiadamente na indústria de eletrónica de consumo. Aliás, o autor é organizador de uma das maiores feiras internacionais desse mercado, referida incessantemente no livro. Se é verdade que é útil e valioso ligar as experiências pessoais com os conceitos que se apresentam em livro, Shapiro por vezes exagera e quase torna o livro num exercício de relações públicas, quer da feira, quer de si próprio.

 

 

 

 

 

 

Autor: Gary Shapiro
Editora e Data: Editora Saraiva 2013 - Original: "Ninja Innovation", William Morrow
Frase: "Um guerreiro extremamente disciplinado, estratégico e entusiasmado. Em outras palavras, um ninja."
Palavras-chave: "Metas"; "Inovação Ninja"; "Risco "; "Disciplina"; " Foco"; "Vitória"
Apreciação: ***

 

 

 

 

 


Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

filipegarcia@gmail.com



 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias