Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia - Economista 11 de Junho de 2013 às 00:01

O Comprimido da Liderança

O tema da liderança inspira uma quantidade impressionante de obras publicadas no âmbito da gestão. A liderança é um "soft skill" sobre o qual muitos se sentem à vontade para escrever, dada a prevalência de contextos de liderança na primeira pessoa ou como consultores.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

É, portanto, um tema sobre o qual quase toda a gente pode tentar publicar, com mais ou menos qualidade. Também é verdade que se trata de um assunto com grande procura por parte do público, por abordar uma competência em que a generalidade das pessoas sente necessidade em melhorar, contendo também uma forte dimensão aspiracional.

"O Comprimido da Liderança" insere-se no tradicional modelo dos livros sobre este tema, em que através de uma pequena história se tenta transmitir como um líder se deve comportar. Neste caso, o autor ficciona a competição entre duas empresas. Uma tem uma liderança autoritária, musculada e controladora – características que são muitas vezes confundidas com liderança eficaz. A outra empresa é liderada com base na integridade, parceria e louvor – os três "ingredientes" que o autor valoriza como essenciais a um "Verdadeiro Líder". A primeira empresa consegue resultados mais rápidos, mas no médio prazo mostra pouca sustentabilidade. A segunda empresa demora mais tempo a mostrar eficácia, mas consegue resultados sustentáveis no longo prazo, nomeadamente na dimensão equipa.

Um ponto a reter é o da reciprocidade no compromisso. O autor destaca que as equipas de alto rendimento não podem perdoar quem falha nos compromissos com a organização e que essa disciplina não choca com o objectivo de ter uma cultura de parceria, solidariedade e "jogo de equipa".

Mesmo que as ideias não sejam novas, vale a pena ler este tipo de livros regularmente para relembrar a importância do tema, aumentar o enfoque das acções e proceder a (auto) avaliações aos contextos de liderança que nos são próximos.

 

 

 

 

 

 

Autor: Martin Ken Balnchard, Marc Muchnick
Editora e Data: Gestão Plus - 2004 e 2012 (original - Free Press 2003)
Frase: "As pessoas irão pensar por si próprias quando você deixar de pensar por elas"
Palavras-chave: "Integridade"; "Parceria"; "Louvor"; "Confiança"; "Respeito"; "Mistura Secreta"
Apreciação: ***






 

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias