A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia 21 de Dezembro de 2010 às 11:46

"Strategy Bites Back: It Is Far More, and Less, than You Ever Imagined"

Este é um livro sobre estratégia, mas num formato e registo pouco convencionais.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Para os autores, o desafio seria conseguir uma obra mais dirigida ao espírito do que à razão, num registo leve e bem-humorado, sem nunca deixar de ser sério.

A obra é composta por dezenas de pequenos textos sobre estratégia, organizados por perspectivas, mas de muitos autores diferentes, todos com grande notoriedade. De entre eles, destacam-se alguns "gurus" dos tempos modernos, como Gary Hamel, Michael Porter ou John Kotter. Já menos óbvias são as "contribuições" de Mozart, Hans Christian Andersen, Napoleão ou Mão Tse Tsung. Incluem-se alguns elementos pouco habituais num livro deste tipo como poemas e desenhos.

Há um fio condutor em "Strategy Bites Back": os autores reconhecem que, quase sempre, os livros simplesmente falam das coisas, o que pode levar ao esquecimento. Neste livro pretende-se construir imagens mentais, mais difíceis de esquecer. Por outro lado, assume-se a existência de vulnerabilidades das opiniões sobre este tema, preferindo-se que o leitor vá analisando criticamente cada uma das propostas.

Com tantos textos, é difícil destacar muitas ideias, mas talvez aconselhasse a leitura do texto que me fez ler o livro: "Everything I Need to Know About Strategy I learned at the National Zoo", de Jeanne Liedtka em que a gestão estratégica é decomposta em três elementos essenciais: Imagem, Intenção e Flexibilidade.

Este é um livro para se ter sempre por perto até porque, pelas suas características, podemos dedicar-lhe de 5 minutos a 5 horas. Só dependerá do espírito e tempo disponível do leitor.







Autor: Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand, Joseph Lampel
Editora e Data: Pearson Prentice Hall - 2005
Frase: "An uninspiring strategy is really no strategy at all"
Palavras Chave: "Strategy"; "Iniciatives"; "Bites"; "Image"; "Intention"; "Flexibility"; "Cause"
Apreciação: ****




Economista do IMF, informação de mercados financeiros
filipegarcia@gmail.com
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias