Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Filipe Garcia 28 de Maio de 2012 às 23:30

"Super Crunchers"

O "Super Crunching" define-se como a análise estatística que tem impacto em decisões na vida real.

  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O "Super Crunching" define-se como a análise estatística que tem impacto em decisões na vida real. Esta é a ideia central do livro - a aplicação do princípio de decisões suportadas pela análise quantitativa ("data driven decisions") está a tornar-se transversal, constituindo uma tendência inexorável e ubíqua. A maior facilidade em recolher e armazenar dados em todas as dimensões, numa vida cada vez mais digital, a crescente capacidade de computação e a pressão por resultados acabam por obrigar as organizações e indivíduos a melhorar o seu "insight" e processos de decisão.

O próprio nome do livro resulta de um processo de análise sistemática. Ainda antes da publicação colocaram-se referências ao conteúdo do livro no site da editora, mas com títulos diferentes. Era tudo igual excepto o título, com os "links" mais clicados definiram a escolha final. Esta técnica de testar a diferença, mantendo um grupo de controlo ou uma parte em comum são o "core" desta análise.

Uma das questões mais abordadas no livro é se os processos de decisão automáticos substituem a intuição e os peritos. O autor reconhece que em muitos casos as conclusões de ambos convergem, mas naturalmente defende que a consistência dos processos estatísticos é superior. Ayres tenta apaziguar a questão ao dizer que o ideal é ter os "experts" a usar os novos métodos, alavancando as suas competências.

A introdução de "Super Crunchers" é muito rica, explicando a temática do livro e apresenta a sua estrutura e método. Quem quiser perceber se o livro lhe é pessoalmente pertinente, basta estar atento a esta parte. Fossem todos os livros assim e seriam evitadas muitas decepções.

Para quem sabe o que é "data mining" o livro não traz muito de novo. Mas para quem não conhece o tema, a leitura pode constituir uma "revelação" sobre o admirável mundo novo do "Super Crunching" e descobrir a aplicabilidade ao negócio de cada um. Notar que, enquanto consumidores, deve haver a consciência de como as empresas trabalham estas matérias. Em qualquer negócio a assimetria de informação resulta numa margem maior, pelo que os consumidores têm de tomar consciência quanto à forma de actuação das empresas e se possível contra-atacar. É um livro obrigatório para quem não está por dentro do assunto. Isto faz e fará parte da vida de todos.








Autor: Ian Ayres
Data: Setembro de 2007 - Bantam
Frase: "Translating research into action"
Palavras Chave: Data Mining; Tera Mining; Randomized Trials; Previsão; Neural Networks;
Apreciação: ****








*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias