Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva Para amar a democracia, é preciso amar a sua caricatura 19.03.2019 Francisco Mendes da Silva
É verdade que hoje em dia Westminster parece-se mais com uma caricatura da democracia. Mas a democracia não é nem mais nem menos do que essa caricatura.
Francisco Mendes da Silva A "tributação dos ricos" não traz mais igualdade 05.03.2019 Francisco Mendes da Silva 293
De resto, a ideia de tributar os ricos acaba sempre em soluções profundamente injustas e regressivas. Quanto mais rico se é, mais se consegue escolher a natureza e a fonte dos rendimentos.
Francisco Mendes da Silva O dia de hoje diz-nos pouco sobre o dia das eleições 26.02.2019 Francisco Mendes da Silva 24
A maioria dos comentadores, contra os ensinamentos do passado, ainda se dedica ao ofício com base na portuguesíssima tradição de prever o futuro a partir das sondagens do dia, sem mais sofisticação ou prudência. É um erro.
Francisco Mendes da Silva O ataque do Bloco Central à liberdade dos portugueses 12.02.2019 Francisco Mendes da Silva 88
Por muito que a União possa ser uma força para o bem, e por muito importante que seja aquilo que a nossa democracia deve à integração, nada justifica que actuemos como se os países europeus não tivessem os seus interesses particulares.
Francisco Mendes da Silva Venezuela: três posições coerentes, uma absurda 05.02.2019 Francisco Mendes da Silva 47
A União é uma geometria complexa e variável de diplomacias antigas e interesses distintos. A tentativa de articular uma política externa comum estará sempre tendencialmente destinada à produção de resultados absurdos.
Francisco Mendes da Silva Desesperadamente procurando Salazar 29.01.2019 Francisco Mendes da Silva 168
Em todas essas situações António Costa disse a primeira coisa que lhe veio à cabeça. E a primeira coisa que lhe veio à cabeça foi a suave condescendência marialva com que olha para Assunção Cristas.
Francisco Mendes da Silva A "unanimidade burra" do "europeísmo" 22.01.2019 Francisco Mendes da Silva 93
A percepção de que o Brexit foi um sucesso seria desastroso para a União, pelo efeito de imitação que poderia produzir, especialmente num cenário - que aí está - de estagnação económica e crescimento do sentimento antieuropeu.
Francisco Mendes da Silva A "crise da direita" não existe. Mas é perigosa 15.01.2019 Francisco Mendes da Silva 30
Instalou-se por aí uma conversa sobre "a crise da direita". Para já, é só uma etiqueta jornalística, mas se a direita mordesse o isco essa crise viria inevitavelmente.
Francisco Mendes da Silva O Bloco de Esquerda explicado num minuto e dezoito segundos 08.01.2019 Francisco Mendes da Silva 3479
Na cabeça de um bloquista, Portugal é um Estado produtor e proprietário dos meios de produção, como as repúblicas soviéticas. O PIB é obra do Estado e dos seus servidores.
Francisco Mendes da Silva O Brexit é uma inevitabilidade histórica 18.12.2018 Francisco Mendes da Silva 83
Quem acha que o Brexit foi uma brincadeira de uma clique de conservadores em 2016, e ignora o lastro secular da relação entre a ilha e o continente, talvez se surpreenda com o facto de a hesitação perante a ideia da União não ser um exclusivo de velhos soberanistas com cérebros pré-modernos.

Marketing Automation certified by E-GOI