Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva Uma lição da “crise energética” para a direita 20.08.2019 Francisco Mendes da Silva
A direita andou recolhida durante a “crise energética” mas, se tiver estado atenta ao que se passou durante esses dias, talvez esse recato tenha sido minimamente virtuoso. É que há uma lição a retirar da “crise” sobre o que é e o que quer o PS.
Francisco Mendes da Silva A maioria constitucional que o PS quer é com o PSD 13.08.2019 Francisco Mendes da Silva 90
Vejo muita gente a olhar para as sondagens e a falar de uma maioria constitucional de esquerda na próxima legislatura. Duvido de que o PS, tendo a oportunidade, quisesse aproveitar essa maioria.
Francisco Mendes da Silva Seria absurda uma interpretação literal dos princípios do PS 06.08.2019 Francisco Mendes da Silva 38
Na polémica destes dias sobre as incompatibilidades entre o poder político e os interesses privados, o mais interessante não são os casos concretos que vieram à baila, mas a forma como o PS tentou dominar a discussão.
Francisco Mendes da Silva O destino de Boris Johnson 30.07.2019 Francisco Mendes da Silva 28
Depois de décadas de apostas mais ou menos temerárias e várias reviravoltas na política britânica, imprevisíveis há meia dúzia de anos, Boris Johnson lá cumpriu a profecia e entrou em Downing Street como primeiro-ministro britânico, o 14.º de Isabel II.
Francisco Mendes da Silva Bonifácio, Pena Pires e a nossa circunstância 09.07.2019 Francisco Mendes da Silva 29
À primeira vista há uma contradição insanável entre o Pena Pires académico e o Pena Pires político, que a julgar pelo teor reproduzido da entrevista nem o próprio nem o Público se interessaram em dissipar.
Francisco Mendes da Silva Boris Johnson e a colectivização da vida privada 25.06.2019 Francisco Mendes da Silva 55
Será desta que a vida privada de Boris Johnson o vai derrotar? A pergunta merece, em resposta, uma outra pergunta: será que algum político deve ser derrotado pela sua vida privada? É uma questão difícil.
Francisco Mendes da Silva A facilidade com que o PS domina a agenda mediática 18.06.2019 Francisco Mendes da Silva 77
Especialmente os trabalhadores do sector privado, não deverão ter ficado radiantes com esta promessa de aumentos na função pública.
Francisco Mendes da Silva A facilitação do facilitismo 11.06.2019 Francisco Mendes da Silva 21
Rui Rio tem vindo a defender insistentemente que há uma "crise de regime" e que a democracia portuguesa está doente. É dos poucos assuntos políticos de que o ouvimos falar insistentemente. O problema é que, de cada vez que Rio fala dele, só lhe ouvimos ideias pouco democráticas.
Francisco Mendes da Silva Agustina, nome de verdade 04.06.2019 Francisco Mendes da Silva 109
Muitos leitores acham Agustina "difícil" porque são apanhados desprevenidos e em contramão na sua "estética da incompletude". Os romances de Agustina não são exactamente histórias contadas, nem desejam provar ou promover o que quer que seja.
Francisco Mendes da Silva O Marquesismo 21.05.2019 Francisco Mendes da Silva 72
No fundo, o Marquesismo é uma estratégia para vencer eleições que parte do princípio de que o grau de distração ou desinteresse dos eleitores é tal que justifica e absolve igual dose de desonestidade.

Marketing Automation certified by E-GOI