Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva A facilidade com que o PS domina a agenda mediática 19:40 Francisco Mendes da Silva
Especialmente os trabalhadores do sector privado, não deverão ter ficado radiantes com esta promessa de aumentos na função pública.
Francisco Mendes da Silva A facilitação do facilitismo 11.06.2019 Francisco Mendes da Silva 21
Rui Rio tem vindo a defender insistentemente que há uma "crise de regime" e que a democracia portuguesa está doente. É dos poucos assuntos políticos de que o ouvimos falar insistentemente. O problema é que, de cada vez que Rio fala dele, só lhe ouvimos ideias pouco democráticas.
Francisco Mendes da Silva Agustina, nome de verdade 04.06.2019 Francisco Mendes da Silva 109
Muitos leitores acham Agustina "difícil" porque são apanhados desprevenidos e em contramão na sua "estética da incompletude". Os romances de Agustina não são exactamente histórias contadas, nem desejam provar ou promover o que quer que seja.
Francisco Mendes da Silva O Marquesismo 21.05.2019 Francisco Mendes da Silva 72
No fundo, o Marquesismo é uma estratégia para vencer eleições que parte do princípio de que o grau de distração ou desinteresse dos eleitores é tal que justifica e absolve igual dose de desonestidade.
Francisco Mendes da Silva A grande evasão 07.05.2019 Francisco Mendes da Silva 35
O problema é que Costa quer à força ter um pretexto para se vitimizar, um qualquer, e anda a pensar nele desde que tomou posse. É a isso que se deve este fingimento de crise.
Francisco Mendes da Silva Dividir para não reinar 01.05.2019 Francisco Mendes da Silva
Num aspecto, as eleições espanholas foram imediatamente clarificadoras: a esquerda poderá governar; a direita não. Se a direita - a espanhola e não só - quiser perceber o que aconteceu, há muito por onde aprender.
Francisco Mendes da Silva O "Marxismo cultural" e a direita diletante 16.04.2019 Francisco Mendes da Silva 62
Quando vejo a "direita musculada" pendurada nos bíceps de Trump, Orbán e Bolsonaro, a execrar o pragmatismo flácido da direita "do costume", percebo que o que lhe interessa não é propriamente salvar as sociedades liberais ocidentais do totalitarismo do pensamento "Marxista-cultural".
Francisco Mendes da Silva O espantalho do "Marxismo cultural" 09.04.2019 Francisco Mendes da Silva 512
Não percebo bem em que é que o "Marxismo cultural" é uma ameaça assim tão assustadora, ao ponto de em 2019 alguma direita achar que vive numa luta mortal contra o dito.
Francisco Mendes da Silva Filhos e enteados 02.04.2019 Francisco Mendes da Silva 76
Os críticos do nepotismo na política portuguesa acham frequentemente que ele mostra que somos um país atrasado. Acontece que não há nada de exclusivamente terceiro-mundista no nepotismo.
Francisco Mendes da Silva Para amar a democracia, é preciso amar a sua caricatura 19.03.2019 Francisco Mendes da Silva 50
É verdade que hoje em dia Westminster parece-se mais com uma caricatura da democracia. Mas a democracia não é nem mais nem menos do que essa caricatura.

Marketing Automation certified by E-GOI