Cronista
Francisco Mendes da Silva Advogado
Francisco Mendes da Silva Brexit: ainda vai haver (muito) mais confusão 10.09.2019 Francisco Mendes da Silva
Segundo um provérbio inglês, "you can’t have your cake and eat it". Ou seja, não se pode comer um bolo e continuar a ter esse bolo. É o equivalente ao nosso "não se pode ter sol na eira e chuva no nabal".
Francisco Mendes da Silva Uma terça-feira em Westminster 03.09.2019 Francisco Mendes da Silva 52
Westminster anda a pisar gelo fino com a constituição britânica desde que o Reino Unido faz parte de uma União que tende por desígnio para o apagamento das soberanias nacionais. Ou seja, pelo menos desde Maastricht. Todas as tropelias dos últimos anos têm-se devido à necessidade de resolver essa anomalia originária.
Francisco Mendes da Silva Já agora, também quero sinalizar a minha virtude 27.08.2019 Francisco Mendes da Silva 23
Sobre a parte do despacho que mais polémica gerou - as medidas a levar a cabo pelas escolas para protecção dos alunos em processo de transição de género -, devo dizer sou contra o afã dirigista do Estado.
Francisco Mendes da Silva Uma lição da “crise energética” para a direita 20.08.2019 Francisco Mendes da Silva 95
A direita andou recolhida durante a “crise energética” mas, se tiver estado atenta ao que se passou durante esses dias, talvez esse recato tenha sido minimamente virtuoso. É que há uma lição a retirar da “crise” sobre o que é e o que quer o PS.
Francisco Mendes da Silva A maioria constitucional que o PS quer é com o PSD 13.08.2019 Francisco Mendes da Silva 90
Vejo muita gente a olhar para as sondagens e a falar de uma maioria constitucional de esquerda na próxima legislatura. Duvido de que o PS, tendo a oportunidade, quisesse aproveitar essa maioria.
Francisco Mendes da Silva Seria absurda uma interpretação literal dos princípios do PS 06.08.2019 Francisco Mendes da Silva 38
Na polémica destes dias sobre as incompatibilidades entre o poder político e os interesses privados, o mais interessante não são os casos concretos que vieram à baila, mas a forma como o PS tentou dominar a discussão.
Francisco Mendes da Silva O destino de Boris Johnson 30.07.2019 Francisco Mendes da Silva 28
Depois de décadas de apostas mais ou menos temerárias e várias reviravoltas na política britânica, imprevisíveis há meia dúzia de anos, Boris Johnson lá cumpriu a profecia e entrou em Downing Street como primeiro-ministro britânico, o 14.º de Isabel II.
Francisco Mendes da Silva Bonifácio, Pena Pires e a nossa circunstância 09.07.2019 Francisco Mendes da Silva 29
À primeira vista há uma contradição insanável entre o Pena Pires académico e o Pena Pires político, que a julgar pelo teor reproduzido da entrevista nem o próprio nem o Público se interessaram em dissipar.
Francisco Mendes da Silva Boris Johnson e a colectivização da vida privada 25.06.2019 Francisco Mendes da Silva 55
Será desta que a vida privada de Boris Johnson o vai derrotar? A pergunta merece, em resposta, uma outra pergunta: será que algum político deve ser derrotado pela sua vida privada? É uma questão difícil.
Francisco Mendes da Silva A facilidade com que o PS domina a agenda mediática 18.06.2019 Francisco Mendes da Silva 77
Especialmente os trabalhadores do sector privado, não deverão ter ficado radiantes com esta promessa de aumentos na função pública.

Marketing Automation certified by E-GOI