Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A dificuldade de “não fazer nada”

20.01.2021

É tão contraintuitiva a ideia de que somos mais úteis quietinhos e fechados em casa. Mas a ação está sobrevalorizada. Descobrir o que é o Action Bias, ajuda.

A compulsão das listas

12.01.2021

Quando a rotina dos dias se torna tendencialmente monótona, sem os encontros e os rituais fora de portas que a pontuavam, ser capaz de criar e cumprir objetivos é um seguro contra a insanidade mental.

Comer o bolo e ficar com ele na despensa

05.01.2021

O terrível do episódio da refinaria da Galp é aumentar a suspeita de que ninguém pensa as decisões tomadas em nosso nome, supostamente no nosso interesse e, na maioria dos casos, com o nosso dinheiro.

Evitar a bancarrota emocional

22.12.2020

Para aqueles que odeiam o Natal, ou bancam a totalidade das suas fichas a 24 e 25, para mais uma vez chegarem ao final destes dias vazios e desiludidos.

Quando a ideologia complica a tabuada dos nove

15.12.2020

É extraordinário como ano após ano se continua a cometer o crime que os peritos em Educação da OCDE não se cansam de denunciar: a incapacidade de Portugal avaliar as reformas que implementa.

A última viagem

01.12.2020

É nestes momentos que agradeço aos céus não ser economista e rojo-me ao comprido pela graça de não ser ministro. Que os deuses protejam o Dr. Pedro.

As crianças devolvidas

24.11.2020

Prefiro acreditar que serão capazes de estar à altura do desafio se forem mais bem preparados, apoiados e acompanhados antes e depois da adoção, com mais compaixão, mais profissionalismo e menos juízos.

“Never complain, never explain”

10.11.2020

Para seu próprio bem, os profissionais da política têm de aprender a aceitar a crítica e o ridículo como ossos do ofício. E saber fingir que nem sequer deram por nada (e, verdade seja dita, nada fere mais um jornalista do que ser ignorado!).

A síndrome da tia Poldi

28.10.2020

Acordei cheia de vontade de trocar os móveis de sítio, e reconheci em mim a mesma agitação que, suspeito, presidia à agitação da tia Poldi, o mesmo desejo de pôr em ordem o mundo dentro de portas, porque o lá de fora está tão caótico.

O poder da lisonja

20.10.2020

Porém, nem tudo é mau na lisonja, diz o filósofo Alain de Botton. Quando nos gabam um feito como se já o tivéssemos concretizado, ou dão como assegurada uma conquista, temos um estímulo acrescido para realizar a profecia.

A difícil arte de saber escutar

13.10.2020

Não é nada fácil escutarmos as outras pessoas como elas merecem ser escutadas. Ouvir o que nos dizem, valorizando as palavras para lá do que significam no dicionário, sem as interromper constantemente, mesmo que seja para oferecer os mais generosos conselhos ou sugestões.

Ver Mais
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio