Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

As crianças devolvidas

24.11.2020

Prefiro acreditar que serão capazes de estar à altura do desafio se forem mais bem preparados, apoiados e acompanhados antes e depois da adoção, com mais compaixão, mais profissionalismo e menos juízos.

“Never complain, never explain”

10.11.2020

Para seu próprio bem, os profissionais da política têm de aprender a aceitar a crítica e o ridículo como ossos do ofício. E saber fingir que nem sequer deram por nada (e, verdade seja dita, nada fere mais um jornalista do que ser ignorado!).

A síndrome da tia Poldi

28.10.2020

Acordei cheia de vontade de trocar os móveis de sítio, e reconheci em mim a mesma agitação que, suspeito, presidia à agitação da tia Poldi, o mesmo desejo de pôr em ordem o mundo dentro de portas, porque o lá de fora está tão caótico.

O poder da lisonja

20.10.2020

Porém, nem tudo é mau na lisonja, diz o filósofo Alain de Botton. Quando nos gabam um feito como se já o tivéssemos concretizado, ou dão como assegurada uma conquista, temos um estímulo acrescido para realizar a profecia.

A difícil arte de saber escutar

13.10.2020

Não é nada fácil escutarmos as outras pessoas como elas merecem ser escutadas. Ouvir o que nos dizem, valorizando as palavras para lá do que significam no dicionário, sem as interromper constantemente, mesmo que seja para oferecer os mais generosos conselhos ou sugestões.

Os novos leprosos

06.10.2020

Era o que faltava que um doente tenha de pedir desculpa pela doença. Seja ela qual for. A culpa é de quem estigmatiza e não de quem é estigmatizado.

O tempo em que os ex voltam às empresas

29.09.2020

O senhor Jeff Bezos, o bilionário que criou a Amazon, voltou ao palco da gestão da empresa para fazer face aos desafios da pandemia, exemplo seguido por outros ex dos negócios.

Tirem lá a paixão dos negócios

22.09.2020

Segundo os dados de 2018, tempos áureos comparados com os de hoje, em cada 100 casos de paixão — ou seja, de empresas — 12 por cento quinaram no próprio ano, só 71 se aguentava no Natal seguinte, baixando para 56 ao fim de dois.

A ilusão de que ninguém manda em nós

16.09.2020

O que vale é que a essência humana é a mesma há milhares de anos, o que significa que com um Google bem feito encontramos sempre alguém que já estudou e pôs por palavras aquilo que andamos a pensar ou a sentir.

Eu também nunca teria ido à escola

01.09.2020

Felizmente, os meus pais acreditavam em si próprios. No seu exemplo, e nos nossos neurónios. Acreditavam na força dos argumentos com que defendiam os seus valores, na fundamentação das suas convicções, e na nossa capacidade para aprender a esgrimir as nossas, mesmo em ambientes hostis.

Fundos europeus nas mãos dos deputados? Ui!

26.08.2020

Abro a televisão, e assisto ao histerismo que toma conta do regresso às aulas, e em que se esgrimam estudos sobre quão contagiosos são os pequenos gremlins, conforme a opinião de quem os cita, e pergunto-me: mas porque será que esta gente só tem medo do contágio na escola?

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio