Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Teletrabalho e escolas fechadas, parte II

26.01.2021

Na prática, quando o Governo impede que uma mãe ou um pai, leal ao empregador, opte pelo apoio excecional à família (ainda por cima com uma penalização forte do vencimento), demonstra o desprezo que tem tanto pelas famílias como pelas empresas.

A dificuldade de “não fazer nada”

20.01.2021

É tão contraintuitiva a ideia de que somos mais úteis quietinhos e fechados em casa. Mas a ação está sobrevalorizada. Descobrir o que é o Action Bias, ajuda.

A compulsão das listas

12.01.2021

Quando a rotina dos dias se torna tendencialmente monótona, sem os encontros e os rituais fora de portas que a pontuavam, ser capaz de criar e cumprir objetivos é um seguro contra a insanidade mental.

Comer o bolo e ficar com ele na despensa

05.01.2021

O terrível do episódio da refinaria da Galp é aumentar a suspeita de que ninguém pensa as decisões tomadas em nosso nome, supostamente no nosso interesse e, na maioria dos casos, com o nosso dinheiro.

Evitar a bancarrota emocional

22.12.2020

Para aqueles que odeiam o Natal, ou bancam a totalidade das suas fichas a 24 e 25, para mais uma vez chegarem ao final destes dias vazios e desiludidos.

Quando a ideologia complica a tabuada dos nove

15.12.2020

É extraordinário como ano após ano se continua a cometer o crime que os peritos em Educação da OCDE não se cansam de denunciar: a incapacidade de Portugal avaliar as reformas que implementa.

A última viagem

01.12.2020

É nestes momentos que agradeço aos céus não ser economista e rojo-me ao comprido pela graça de não ser ministro. Que os deuses protejam o Dr. Pedro.

As crianças devolvidas

24.11.2020

Prefiro acreditar que serão capazes de estar à altura do desafio se forem mais bem preparados, apoiados e acompanhados antes e depois da adoção, com mais compaixão, mais profissionalismo e menos juízos.

“Never complain, never explain”

10.11.2020

Para seu próprio bem, os profissionais da política têm de aprender a aceitar a crítica e o ridículo como ossos do ofício. E saber fingir que nem sequer deram por nada (e, verdade seja dita, nada fere mais um jornalista do que ser ignorado!).

A síndrome da tia Poldi

28.10.2020

Acordei cheia de vontade de trocar os móveis de sítio, e reconheci em mim a mesma agitação que, suspeito, presidia à agitação da tia Poldi, o mesmo desejo de pôr em ordem o mundo dentro de portas, porque o lá de fora está tão caótico.

O poder da lisonja

20.10.2020

Porém, nem tudo é mau na lisonja, diz o filósofo Alain de Botton. Quando nos gabam um feito como se já o tivéssemos concretizado, ou dão como assegurada uma conquista, temos um estímulo acrescido para realizar a profecia.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
PRÉMIOS EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio