A pandemia dos inteligentes

25.05.2020

Nesta polémica perdeu-se qualquer vislumbre de credibilidade e coerência da política de comunicação governamental sobre contenção da epidemia, medidas sanitárias e programas de relançamento económico.

Trump acentua uma mudança irreversível

19.05.2020

Trump, congressistas republicanos e democratas, e governadores estaduais dos dois partidos convergem na ideia de que reduzir as importações da China - 18% das compras ao estrangeiro em 2019 - é um imperativo estratégico.

Uma assembleia crucial da OMS

13.05.2020

O clima internacional de hostilidade entre EUA, China, Rússia, UE é pouco favorável à mobilização de recursos e reformas no sentido de maior representatividade, democraticidade e transparência no sistema da ONU.

Estoira uma bomba na Eurozona

05.05.2020

Vai faltar munição à bazuca de Christine Lagarde para combate à recessão da covid-19 depois de o Tribunal Constitucional alemão sentenciar que o programa de compra de activos iniciado em 2015 viola tratados da União Europeia e o mandato do Banco Central Europeu.

A epidemia abala a Coreia do Norte

29.04.2020

A ausência de Kim gerou rumores sobre eventuais problemas graves de saúde divulgados por círculos próximos de desertores e refugiados na Coreia do Sul, mas a propaganda de Pyongyang não avançou com desmentidos, denúncias de conspirações hostis ao regime.

Trump e o outro

22.04.2020

Apesar da gestão caótica da crise sanitária pela Casa Branca, a possibilidade de reeleição de Donald Trump continua em aberto e altos e baixos das sondagens apenas confirmam a divisão e polarização do eleitorado.

O PREC e as duas Chinas

13.04.2020

O apelo da comissária Margrethe Vestager à tomada de medidas contra a concorrência desleal de empresas da China é sinal de uma alteração de fundo nas relações da União Europeia com Pequim.

Petróleo a rodos com a covid-19

06.04.2020

Apreciações contraditórias e voláteis sobre a amplitude da recessão global e seus impactos nacionais condicionam compromissos sobre a estabilização do mercado petrolífero a braços com uma oferta excedentária que ultrapassa os 25 milhões de barris/dia.

Ver Mais