Cronista
João Carlos Barradas Jornalista
João Carlos Barradas O porrete de Maria Santíssima   05.12.2018 João Carlos Barradas
A crise de Estado e regime em que o desafio separatista catalão atola Espanha desde 2017 propiciou, finalmente, a emancipação de uma força política reivindicando os valores do casticismo reaccionário.
João Carlos Barradas As quatro rodas da desgraça francesa 27.11.2018 João Carlos Barradas
Às centenas de carros incendiados todos os meses e ao vandalismo omnipresente nas periferias e bairros sociais da França juntou-se uma revolta antigovernamental que provocou dois mortos e mais de 650 feridos desde meados de Novembro.
João Carlos Barradas O Brexit do rei Carlos   20.11.2018 João Carlos Barradas 20
Pouco de bom reserva o Brexit para o septuagenário príncipe de Gales que, no dia em que ascender ao trono, arrisca acabar associado à dissolução do Reino Unido legado por Isabel II.
João Carlos Barradas A badalhoca e o galifão 13.11.2018 João Carlos Barradas
Roma não é uma badalhoca sujeita aos galifões de Bruxelas e é assim que se traduz em italiano vulgar a disputa entre a Comissão Europeia e o governo de Itália quanto a défices excessivos e sustentabilidade da dívida pública.
João Carlos Barradas A grande guerra e suas desgraças 06.11.2018 João Carlos Barradas
Quando Trump, Putin, Macron, Merkel, Marcelo e seus pares se perfilarem na cerimónia, em Paris, assinalando o armistício de 11 de Novembro, um século de mitos e ilusões os contemplará do alto do Arco do Triunfo.
João Carlos Barradas Aquele olhar de Merkel 30.10.2018 João Carlos Barradas
A eleição de um dos muitos críticos de Merkel para a liderança dos cristãos-democratas no congresso de Dezembro porá fim à agonia da chanceler e da sua quezilenta, impopular e ineficaz coligação governamental com os sociais-democratas.
João Carlos Barradas O clamor e o negócio com o assassino saudita 23.10.2018 João Carlos Barradas 20
França, Reino Unido e Canadá, que tal como a Alemanha se contam entre os cinco maiores exportadores de armas para Riade, guardam, contudo, silêncio quanto a eventual embargo, apesar de exigirem cabais esclarecimentos sobre o assassinato de Jamal Khashoggi.
João Carlos Barradas A pergunta que leva Bolsonaro à presidência  09.10.2018 João Carlos Barradas
Jair Bolsonaro, com 18 milhões de votos de avanço ao abrir a campanha para a votação de dia 28, também evitou insistir em propostas constitucionais controversas, como o aumento do número de juízes do Supremo Tribunal de Justiça de 11 para 21, por nomeação presidencial.
João Carlos Barradas Um Nobel da Paz irrepreensível  03.10.2018 João Carlos Barradas 23
A imperdoável conivência de Aung San Suu Kyi com as violências perpetradas pelos militares de Myanmar contra a minoria muçulmana rohyngia obriga o Comité de Oslo a uma escolha irrepreensível para o Prémio Nobel da Paz.
João Carlos Barradas Brexit e scones em Baker Street   25.09.2018 João Carlos Barradas
É tão elementar que até o estimado Dr. Watson lá chegaria sem recorrer à inexcedível argúcia do bom amigo Sherlock Holmes: o Brexit vai consumar-se numa ruptura sem qualquer acordo entre Londres e 27 estados da União Europeia.