Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
João Quadros 10 de Abril de 2015 às 10:01

Eu é que sou o candidato a candidato

As presidenciais ameaçam tornar o PS num bloco de esquerda. Se entre Seguro e Costa, os socialistas andaram ali meio divididos - até que fizeram umas directas -, com isto do candidato a presidente, o PS abre rachas por todos os lados

  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

 

As presidenciais ameaçam tornar o PS num bloco de esquerda. Se entre Seguro e Costa, os socialistas andaram ali meio divididos - até que fizeram umas directas -, com isto do candidato a presidente, o PS abre rachas por todos os lados. O PS já estava dividido entre os que não foram a Évora, os que foram uma vez e os que vão lá sempre que podem. Agora, vêm as presidenciais e vê-se que bem precisavam de um Alto Comissário da ONU para pôr mão naquilo.


Esta semana, saiu a notícia que Sampaio da Nóvoa seria o candidato do PS às presidenciais. Os socialistas entraram logo em reboliço. Sérgio Sousa Pinto veio dizer que o Nóvoa nem tinha as quotas em dia. Sérgio apareceu chocado com um candidato que nunca colou um cartaz, nunca provou umas costeletas de campanha e nem sabe onde fica a torneira do gás da sede do Partido Socialista. Uma pessoa vê este desdém todo contra um apenas simpatizante do PS e fica espantada como ainda, há bem pouco tempo, este mesmo partido abriu as portas da sede à "sociedade civil" para votar num assunto que eles, sozinhos, andavam há meses para resolver.


Como não sou do PS nem simpatizante, não simpatizo com quase ninguém, muito menos com um grupo específico de gente, acho que a candidatura de Nóvoa é fraquita. E não digo isto por ele ter o apoio de Mário Soares. Bem sei que isso dá um azar do caneco, mas desta vez não é só por isso. Se o nome dele fosse Jorge Sampaio da Nóvoa, ainda podia ter algum sucesso - se os eleitores pensassem que ele era o outro Sampaio. Assim, não vejo como.


Não me levem a mal, que até o acho simpático, mas Nóvoa é candidato de quem só vê a RTP 2. Dando alguma razão a Sousa Pinto, não confundir com Pinto de Sousa, também é curioso que, depois de tanto discurso sobre o populismo do discurso antipolíticos, apareça um candidato que não tem nódoa desse mundo da política. No meu fraco entender, parece-me que as pessoas ainda nem perceberam quem é o Henrique Neto e quem é o Nóvoa. Se o Henrique Neto deixar crescer a barba, ficam iguais e as pessoas vão ficar baralhadas. Acho que a única hipótese desta candidatura resultar é o Sampaio da Nóvoa entrar na próxima "Casa dos Segredos".


Para terminar, deixo aos estimados leitores (aos dois, não discutam) uma teoria que pode parecer despropositada face ao contexto da crónica, mas faz sentido do ponto de vista do número de caracteres que é suposto ela ter. Sentem-se que isto pode ser importante para as vossas vidas, e também devem estar cansados se tiverem estado a ler isto de pé.


Penso que é cada vez menos importante saber quem vai ser presidente de Portugal na próxima década. Calma. Querem encontrar um momento, um ponto G, para o nosso descalabro como país? Fácil. Não vencemos o mundial de hóquei patins desde 2003. Se já nem isso fazemos... Voltem a ganhar o campeonato do mundo de hóquei em patins a ver se isto não começa logo a crescer, de tal forma que ninguém lhe tem mão. O meu palpite é: ganhamos o campeonato do mundo de hóquei patins à Espanha e, logo a seguir, descobrimos petróleo. Se eu fosse o próximo Presidente da República, fazia do vencer o campeonato do mundo de hóquei patins o grande desafio do país.

 

 

_______________________________________

 

TOP 5
Candidatos da semana


1 Lista VIP afinal existe e tem apenas os nomes de Paulo Núncio, Passos Coelho, Portas e Cavaco Silva - uma lista VIP que inclui Cavaco é mesmo para fingir que não existe.


2 Maria Luís, em entrevista ao jornal Sol: "também há casais que não têm filhos só porque preferem ir fazer mais aquela viagem" - essa viagem é para irem lá para fora para poderem ter condições para ter filhos.

 

3 Furtos por carteiristas aumentaram 36,3% - o aumento do turismo a ajudar todos.


4 CDS-PP exige consequências para erros de sondagens - se for para prender o Rui Oliveira e Costa, eu, como sportinguista, acho uma ideia excelente.


5 Miguel Albuquerque promete redução de impostos já em 2016 - força Tsipras!

 

 

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias