Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
João Quadros - Argumentista 20 de Abril de 2012 às 12:42

Eu é que sou a capital da coisa

Em tempos idos, inventei uma frase que ficou: "Eu é que sou o presidente da junta". Chegou a altura de a renovar. Com a extinção de dezenas de freguesias, faz mais sentido dizer - Eu é que era o presidente da junta.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 13
  • ...
Em tempos idos, inventei uma frase que ficou: "Eu é que sou o presidente da junta". Chegou a altura de a renovar. Com a extinção de dezenas de freguesias, faz mais sentido dizer - Eu é que era o presidente da junta.

Fiquei impressionado com a manifestação das freguesias. Não sabia que existiam tantos ranchos folclóricos. Por vezes - ou quase sempre - da nossa varanda em Lisboa esquecemos a diversidade de costumes que existem no nosso país. Resolvi ir investigar. E adormeci. Não sem antes ter descoberto o tema para a crónica de hoje.

Na minha curta busca pela diversidade, tomei conhecimento que não há terra nesta terra que não seja capital de alguma coisa. É impressionante!

Desde a Capital Ibérica do "Rafting" à Capital Universal da Chanfana, passando por Alvaiázere, Capital do Chícharo. Como se já fosse fácil dizer e escrever - Alvaiázere - tinham que lhe associar a leguminosa, chícharo. Uma pessoa diz: chícharo de Alvaiázere - e precisa de um copo de água e boca-a-boca de um terapeuta da fala. Não podiam escolher a noz?

Se a temática do comer ainda faz algum sentido, já me custa a aceitar capitais como - Vila Nova de Famalicão, Capital do Automóvel Antigo - Não faz sentido. Isto é o quê!? Tudo o que é automóvel velho vai para lá reformar-se? É a Miami dos veículos com manete das mudanças ao lado do volante? Investiguei, de novo, e Vila Nova de Famalicão tem um museu de carros antigos. Para mim, não chega. Era como se Santa Comba Dão andasse por aí a dizer que é a Capital do Fascismo. Ou Vale de Judeus, Capital da Gatunagem.

O que mais me chocou, e isto não é trocadilho, foi Ferreira do Zêzere auto-intitular-se a Capital do Ovo. Quem terá aparecido primeiro, Ferreira do Zêzere ou o ovo? "Capital do Ovo?!." Mas isto é assim? Mas há alguém que tenha comido mais ovos mexidos do que eu em Ferreira do Zêzere?! Vão ver a minha despensa. Já viram? Viram as latas? Pois. E eu também não ando por aí a dizer que sou a Capital do Atum.

Santarém é a Capital do Gótico - … não sei se é. Não era a Capital do Campino? Sempre achei a forma de vestir dos campinos mais tradicional que a dos góticos. Se é a Capital do Gótico e não é a do Campino, por que é que tem um museu do campino e não tem um largo com o nome do vocalista dos Cure? Os góticos, se pudessem escolher, optavam por Évora, que, pelo menos, tem a Capela dos Ossos.

Há terras que, para além de serem capitais de coisas, gostam de se armar ao pingarelho - Braga é a Capital do Barroco - mas só porque a casa do Dom Duarte não concorreu. Acho um bocadinho de mais. Como sempre: uns são muito e outros são pouco. Não é justo que Rogil seja a Capital da Batata Doce e que Braga seja a capital do Barroco. Pelo menos, podiam juntar-se e fazer a Capital do Barroco em Batata Doce. Parece o melhor caminho. Juntar Almeirim, Capital da Sopa de Pedra, e Estremoz, Capital do Mármore, e poupar em calhaus.

Deixo para o fim Caldas da Rainha, que deve ter sido a última a escolher, mas foi mais esperta que os outros e, no fim, papou todos, com: "Eu quero ser a Capital do Comércio Tradicional e vendo: batata doce, chícharo, presunto, cereja, etc." Toma! Toma! Toma!

Mais umas coisas

1. Sporting reintegra Paulo Pereira Cristóvão - vice-presidente tinha pedido a suspensão do mandato. Foram anjinhos. Com o estado em que está a Madeira, fazer um depósito de 2000 euros dá muito nas vistas. Assim, já se percebe melhor o papel de parede com as borboletas e florzinhas.

2. Governo indemniza 6 a 10 dias por cada ano de trabalho. Se o Governo diz que é de 6 a 10 dias, aposto em 4 dias. Já se despede por dá cá aquele palito.

3. O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, é o utilizador português do Twitter mais influente da área política. Zorrinho é mais influente no Twitter que na bancada parlamentar do PS. LoL

4. O Foguete norte-coreano caiu no mar 1 minuto após o seu lançamento. Sacanas da Coreia do norte, lançaram um míssil que se transforma em submarino!

(Correcção: Por lapso de edição, o artigo de opinião de João Quadros referia-se a Alvaiázere como capital do Chicharro, quando, na realidade, Alvaiázere é a capital da leguminosa Chícharo. Ao autor e aos leitores, as nossas desculpas.)

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias