Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
João Quadros - Argumentista 09 de Junho de 2016 às 09:38

X de Junho

O melhor do 10 de Junho é ser feriado, o pior é o nome oficial: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É muito grande. Parece uma coisa monárquica.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O melhor do 10 de Junho é ser feriado, o pior é o nome oficial: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É muito grande. Parece uma coisa monárquica. E é redundante. Se é de Portugal, é de Camões. Posto assim, Dia de Portugal e de Camões, parece que o Luís Vaz era de outra nacionalidade.

Bem sei que a data corresponde ao dia da morte do enorme poeta, mas se o que se celebra é a nação, os feitos, a diáspora, a história dos portugueses, não faz sentido dar este destaque todo ao Camões, parece que ele é mais do que nós. Já festejamos o Dia de Portugal no dia em que ele faleceu (o que na realidade é um pouco sádico), já é uma bela homenagem, não é necessário o dia ser de Portugal e de Camões. OK, Camões escreveu "Os Lusíadas", mas será justo que Fernando Pessoa nem meio feriado tenha?

Não faça o leitor confusão, tenho uma grande admiração por Camões. No tempo do poeta, não havia dicionários de rimas. Nem dava para ligar para alguém a perguntar - o que é que rima com noz-moscada? Ele era o maior, mas, no episódio do Adamastor, vi-o rimar "cabelos" com "amarelos" - se fosse o Dino Meira, era mau, como é o Camões, já pode fazer tudo.

Segundo fontes seguras (fui à Wikipédia), neste dia não se comemora apenas a morte de Luís Vaz. O 10 de Junho celebra (a Igreja Católica, monárquicos, numismáticos) também o dia do Anjo Custódio, o Anjo da Guarda de Portugal. Isto, confesso que me choca. Não gosto de dizer mal da autoridade, mas nitidamente este Guarda Custódio não tem feio bem o seu trabalho. O Anjo da Guarda Custódio é uma espécie do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, mas com uma auréola mais pequena e com umas asas enormes. Aposto que também se justifica com o pouco poder que tem. Era capaz de apostar que nos deram um Anjo da Guarda de segunda. É Anjo da Guarda em "part-time", de noite trabalha na Securitas.

De certa forma, o nosso Anjo da Guarda terá sido fundamental no nascimento da nação. Reza a lenda que o Anjo Custódio apareceu pela primeira vez na Batalha de Ourique, o que pode dar a entender que era alentejano e justificar alguma letargia, o que explicaria muita coisa... Calma, redes sociais e anexos. Não há aqui crítica aos alentejanos. É apenas a velha estafada piada, mas aplicada com sentido histórico/religioso, o que lhe dá outro nível.

Diz-se que a vitória na Batalha de Ourique e o aparecimento do Anjo Custódio originaram tal euforia em Dom Afonso Henriques, que resolveu autoproclamar-se Rei de Portugal. No fundo, Portugal tem origem numa bebedeira após uma cena de batatada.

top 5 Do 10 do 7
1. "Mexia, presidente da EDP, diz que recebe o mesmo que um lateral de clube do meio tabela" - Eu experimentava um lateral do Marítimo no lugar dele para ver se fazia muita diferença. O oposto tenho a certeza de que seria trágico.

2. "Paulo Portas a caminho da Mota-Engil" - Sempre esteve.

3. Espião português admite que "houve um pagamento", mas diz que passou recibo - Terá cobrado o IVA da traição? Ainda se mete em sarilhos com o Fisco.

4. Fernando Santos: "todos os 23 são titulares" - Vamos ser desqualificados por batota.

5. João Salgueiro diz que há uma estratégia para tirar valor aos bancos portugueses - Pois há, chamam-se banqueiros.


Ver comentários
Saber mais joão quadros
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias