Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Jorge Marrão - Gestor 23 de Maio de 2013 às 00:01

As espirais expansivas e recessivas

A dívida externa amontoou-se porque os políticos "magnânimos" governaram a Europa do Sul durante sucessivas legislaturas apoiados na "troika" das importações/despesa/dívida.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A FRASE...

 

"Agora a Alemanha está cada vez mais a dar sinais de dificuldades, porque perdeu, com a austeridade, muitas exportações para os Estados europeus…"

Mário Soares, "A crise da União Europeia", in Diário de Notícias, em 21 de Maio de 2013

 

A ANÁLISE...

 

As dificuldades da Alemanha nas exportações são bem-vindas. A sua prosperidade foi a desgraça que se abateu sobre o Sul: uma desmesurada dívida externa destes países. Estamos agora inquietados com a recessão alemã, apenas porque estamos a resolver os problemas de Portugal?

A dívida externa amontoou-se porque os políticos "magnânimos" governaram a Europa do Sul durante sucessivas legislaturas apoiados na "troika" das importações/despesa/dívida. Lentamente, estavam a criar a "troika" actual. Desprezaram a evidência económica: a um desequilíbrio na balança de bens e serviços (défice) segue-se a compensação com um desequilíbrio na balança de capital (dívida).

Criaram a "golden age" da procura insustentável, assentes na espiral expansiva. Agora segue-se naturalmente a penosa espiral recessiva com mais desemprego.

O que precisamos agora do Norte não são exportações para o Sul. Carecemos do seu abundante capital - há que inteligentemente saber o que dar em troca - para uma austeridade menos violenta e para voltarmos a crescer. Entretanto, não vamos repetir o erro original que nos trouxe até aqui. Temos de inventar o erro do futuro.

Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências directas e indirectas das políticas para todos os sectores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

maovisivel@gmail.com



Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias