Nova democracia iliberal

04.05.2020

Os dinheiros da Europa, hoje, podem ser armas de destruição maciça de uma sociedade que se quer livre do Estado, como se este não fosse um conjunto de pessoas que quer dominar um outro conjunto de pessoas: a sociedade.

Crispação escondida

27.04.2020

O pensamento sobre a reconstrução do país é adiado. Os que evitam falar nesta colocam-se na trincheira de que a "guerra" ainda não terminou. E não. Não nos deve impedir, todavia, de refletir sobre o que aí vem. 

Capital com vírus

20.04.2020

Mais estranho é termos cientistas sociais, alguns media e políticos disfarçados de economistas, que revelam desconhecer o funcionamento empresarial e da economia de mercado,

A política não está em lay-off

13.04.2020

Os estatistas julgam-se donos do dinheiro dos outros, e usam-no para ganhar eleições. Não há donos numa democracia liberal, num Estado de direito e numa sociedade de economia livre de mercado, por mais pequeno que esta se possa vir a tornar.

Estamos distraídos?

31.03.2020

É um desperdício de tempo e energia trazer a ideologia para este combate sanitário. Nenhum primeiro-ministro é integralmente responsável pelo que se está a passar.

Taxa de desemprego de 70%?

24.03.2020

Desprezar o aforro e promover o consumo teve e tem consequências. Há uma alternativa: rumarmos unidos à Europa – com uma troika dos partidos moderados e responsáveis – e pedirmos ajuda.

A primeira emergência europeia?

16.03.2020

O estado de emergência vai ser declarado por Nação. Não deveria ser declarado um estado de emergência europeu? A Presidente da Comissão Europeia avisou. Oxalá a ouçam.

As democracias tribalizadas

02.03.2020

E numa democracia, ainda que jovem, como a portuguesa, como caminhamos para a tornar iliberal? Transformando quase tudo em dependência do Estado (quem o controla domina a sociedade).

Ver Mais