As patentes na indústria farmacêutica

17.06.2021 Luís Todo Bom

Na sequência da teoria das capacidades dinâmicas de Teece, a literatura vem referindo, de forma consistente, as vantagens transitórias no tempo, que são garantidas pelas patentes, obrigando as empresas inovadoras a processos contínuos de investigação e inovação.

Mega-PPP e os 50 anos de democracia

16.06.2021 Jorge Marrão

Os media capturados pelas forças instaladas do que resta da mega-PPP excitam-se com os debates sobre Estado Novo, período da troika, corrupção, e vícios do investimento público vs. privado. Recusam debater a complexidade, vícios e desaires da democracia.

“Mais, mas diferente” ou o repensar da economia

“Mais, mas diferente” significa reorganizar a nossa economia, inovar e investir em novas tecnologias, promover a ciência e o empreendedorismo, estabelecer políticas e redes que reduzam a exclusão social e, ao fazer tudo isto, impulsionar o crescimento económico, a criação de riqueza e a sua ampla distribuição.

Criação de valor 360˚

16.06.2021 José Gonçalves

Hoje, a criação de valor é vista de forma muito mais abrangente, com orientação a vários stakeholders, incluindo clientes, colaboradores, parceiros e comunidades. Aquilo a que na Accenture chamamos criação de valor 360°.

O regime no fio da navalha

15.06.2021 Camilo Lourenço

E se a estas críticas somarmos o que disse Costa Andrade da legislação sobre corrupção, que o Governo aprovou, o retrato é claro: a Justiça está a ser manipulada pelo poder político.

Ver Mais