Velhos, funcionários públicos, resignados

04.11.2019

O excesso de funcionários públicos, também mal preparados e pouco qualificados, na administração central e local, estão na base da baixa qualidade e ineficiência dos serviços públicos, da teia burocrática que asfixia as nossas empresas.

Empresas-escola

07.10.2019

A informalidade com que grande número de PME funciona, mesmo as que contratam quadros de gestão, é altamente negativa para a sua afirmação nos mercados internacionais e para a utilização de processos de inovação, e de negociação complexos.

A UCCLA e a CPLP

01.09.2019

Com recursos mais escassos, a UCCLA desenvolve uma actividade muito superior à CPLP, não sendo, certamente, indiferente, para tal facto, o posicionamento político e multicultural do seu secretário-geral.

Falhas nos processos? Procurem-se os culpados!

04.08.2019

A baixa sofisticação tecnológica dos processos, na nossa indústria e serviços, está na base da nossa baixa produtividade, que condiciona a nossa capacidade exportadora.

Privatizações e investimento estrangeiro

30.06.2019

Esta aproximação ao mercado angolano permitiria ainda aos empresários portugueses estreitarem relações com empresários europeus de referência, manterem uma presença significativa em Angola e expandirem-se, no futuro, para outros mercados africanos.

A proletarização da sociedade portuguesa

03.06.2019

Em vez de se proibir a construção de mais escritórios em Lisboa e de se fomentar a deslocação de serviços públicos e empresas para os concelhos limítrofes, estamos a desenvolver cidades da América Latina, em círculos, de aumento da pobreza, a partir do centro.

Administradores não-executivos e estratégia

05.05.2019

O objectivo deste programa, neste âmbito específico, pode ser definido dum modo simples: eliminar os comportamentos de "fantasma", de "carimbo de borracha" e de "revisão mínima" nos administradores não-executivos das nossas empresas.

Formação de profissionais para as empresas

31.03.2019

O grande problema da baixa produtividade das nossas empresas não é a carência de quadros qualificados, mas sim a carência de quadros profissionais, ou seja, do baixo profissionalismo da grande maioria dos quadros nacionais.

Ver Mais