Racionalizar as participações do Estado nas empresas

17.12.2020

A renacionalização da TAP ficará na história económica recente do nosso país como a maior barbaridade económica, o processo de maior destruição de valor, de agravamento do endividamento público e de empobrecimento do país.

A teoria dos cenários em gestão estratégica

05.11.2020

Defende-se o princípio de que a competitividade da empresa está intimamente ligada ao seu posicionamento e à atractividade da indústria, em função de diferentes variáveis, em particular, a concorrência, o crescimento e as quotas de mercado da empresa.

PPP – realidades e equívocos

15.10.2020

Na fase actual do mercado financeiro, e tendo em atenção o baixo risco destes projectos, e do país, a taxa de remuneração devia, em minha opinião, ser fixada em torno dos 6 %, que é uma taxa generosa para obrigações, que devem servir de referência para este efeito.

Criar um cluster tecnológico da saúde em Portugal

17.09.2020

Já defendi, em artigos anteriores, que o desenvolvimento duma estratégia de crescimento para o país devia seguir um processo de análise sistémica, suportada em clusters tecnológicos, construindo-se a partir destes, os vários instrumentos que fomentem esse crescimento.

Ver Mais