Cronista
Manuel Falcão Jornalista

Manuel Falcão, jornalista, 54 anos, estudou Medicina, Fotografia, Comunicação, Guionismo e Produção. Fundou o Blitz e o Independente, trabalhou no Expresso, no Sete e na Visão, realizou programas de rádio na RFM, Rádio Clube Português, Antena Um e Antena Dois, foi Director do Centro de Espectáculos do CCB, Presidente do Instituto Português de Cinema, Administrador do Pavilhão Atlântico, Administrador das Ediçõers Valentim de Carvalho, Estúdios Valentim de carvalho e Valentim de Carvalho Televisão, fundador e Presidente da Associação de Produtores Independentes de Televisão, Administrador da EGEAC (empresa municipal de Lisboa na área da gestão de espaços culturais) e Director de Programas do 2º canal da RTP. Actualmente é Director Geral da Nova Expressão-Agência de Meios e trabalha na área de planeamento estratégico de publicidade.  Mantém colaborações regulares na imprensa, nomeadamente no "Jornal de Negócios" e no "Metro".

Manuel Falcão Semana horribilis 03.07.2020 Manuel Falcão
A semana, que prometia ser do regresso à normalidade, foi afinal um pesadelo. A razão do pesadelo, percebe-se hoje claramente, foi o desgoverno com que o desconfinamento se processou
Manuel Falcão A bebedeira do poder 26.06.2020 Manuel Falcão 147
As peripécias deste desconfinamento parecem indicar que a abertura de portas foi muito mais desleixada do que o seu fechamento.
Manuel Falcão As novas ditaduras 19.06.2020 Manuel Falcão
Nunca gostei que me dissessem o que não podia ler, o que não podia escrever, o que não devia pensar. Também não me agrada que me digam do que devo gostar.
Manuel Falcão A grande ilusão 12.06.2020 Manuel Falcão 27
Quando olhamos para a lista dos 20 programas mais vistos da televisão portuguesa, só vemos dois canais: SIC e TVI. Porquê? A explicação é fácil e baseia-se na táctica da sobreposição da realidade.
Manuel Falcão O serviço público da RTP 05.06.2020 Manuel Falcão
A informação dos seus canais de televisão e da rádio primou por ser exacta sem ser alarmista, didáctica sem ser enfadonha, promoveu debates, chamou especialistas, não foi sensacionalista.
Manuel Falcão As marcas, a comunicação e a publicidade 29.05.2020 Manuel Falcão
Quando, em meados de março, foram decretadas as medidas do estado de emergência, tudo no mundo dos meios de comunicação social começou a mudar.
Manuel Falcão A erva daninha 22.05.2020 Manuel Falcão
O período mais complicado da pandemia começou agora, com o reabrir dos locais e das actividades após dois meses de um quase total encerramento.
Manuel Falcão Reconstruir o futuro 15.05.2020 Manuel Falcão 29
O acto fundador da União Europeia foi há 70 anos. Sete décadas depois, e no meio de uma das maiores crises da História recente da Europa, não se vê união
Manuel Falcão Paradoxos do poder 08.05.2020 Manuel Falcão
Ainda durante o estado de emergência, o Presidente da República e o primeiro-ministro resolveram deixar a abordagem científica do combate à pandemia
Manuel Falcão Próximo futuro 30.04.2020 Manuel Falcão
Cada vez que temos uma crise vem à baila o problema da nossa dimensão. Foi uma coisa que sempre me fez alguma impressão quando olhava para outros países europeus e comparava connosco.

Marketing Automation certified by E-GOI