A FRASE...
"O programa do Bloco é social-democrata."
Catarina Martins, Observador, 2 de Setembro de 2019
A ANÁLISE...
Quotidianamente, tropeçamos com divisões não coincidentes na sociedade: entre jovens e velhos, entre metrópoles e pequenas cidades, entre trabalho e capital, entre público o privado… Divisões que mostram que a social-democracia – que, inegavelmente, nos trouxe um período de prosperidade sem precedentes – está doente. Mais preocupantes são as segmentações inadvertidamente criadas pelas elites políticas, originando clientelas com exigências que evoluem em sentidos opostos, numa moral da razão − ou da República – que substitui o "comunitarismo" pelo "paternalismo" do Estado, sem obrigações e apenas com direitos. Nós contra eles!
A social-democracia justifica-se pelos benefícios de cooperação, balizada por princípios de justiça e não de igualdade, no respeito pelas liberdades e pela hierarquia. A garantia de direitos requer reciprocidade firme de obrigações. Quando os direitos se autonomizam das obrigações, a social-democracia é um conjunto vazio... Como ameaça ser, porque os recursos do Estado – leia-se, da comunidade − não são infinitos!
Ideologias – de esquerda e de direita – distantes do cidadão comum, dos seus anseios e das suas preocupações aparecem aos eleitores como "planificadores sociais", que exercem o poder segundo os cânones de uma moral própria que não têm eco na sociedade (cujo comunitarismo usurparam). A inadequação revela-se no abstencionismo às urnas e na fragmentação, nas causas, e nos movimentos inorgânicos que tratam todos os políticos por igual.
E, se em desespero – não confiando uns nos outros, nem no Estado – a maioria não reconhecer os políticos como ética e moralmente superiores? É este o momento para forjar novos modelos de reciprocidade no seio do capitalismo? Tal como a natureza, também os eleitores abominam o vácuo!
Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências diretas e indiretas das políticas para todos os setores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.
maovisivel@gmail.com
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.