Cronista
Álvaro Nascimento Universidade Católica Portuguesa
Álvaro Nascimento Ligar as empresas ao ventilador! 23.03.2020 Álvaro Nascimento
Os bancos são o canal central para chegar à economia, mais quando o número de PME é esmagador. E, não nos enganemos, o simples relaxamento regulatório é insuficiente. Nas actuais regras, poucas ou nenhumas empresas sobreviverão.
Álvaro Nascimento Respostas privadas! 19.03.2020 Álvaro Nascimento
Se queremos preservar o espaço de liberdades, a responsabilidade social deve recair simultaneamente sobre o Estado e as Empresas. É imprescindível uma união voluntária de esforços na sua órbita, para que o problema possa ser debelado.
Álvaro Nascimento Orçamento: um exercício de aritmética! 03.02.2020 Álvaro Nascimento
A receita fiscal aumenta ano após ano e, com ela, também a miopia do Estado sobre a sustentabilidade do modelo a prazo. Já nos vamos habituando!
Álvaro Nascimento Redistribuição da pobreza 24.01.2020 Álvaro Nascimento
Como indivíduos, somos pouco atreitos a confiar em mecanismos sem rosto. Ocorre-nos, então, condenar sumariamente a “mão invisível” dos mercados e clamar pela “determinação” do Estado.
Álvaro Nascimento Um orçamento progressista... 08.01.2020 Álvaro Nascimento
É problema de escala, com efeitos em muitos dos indicadores de desempenho que preocupam os gestores: a produtividade, os rendimentos do trabalho, ou o desenvolvimento do mercado de capitais.
Álvaro Nascimento Orçamento para um governo progressista 16.12.2019 Álvaro Nascimento
Um governo progressista tem a visão e a capacidade para analisar e afirmar tendências, investindo nas bases para o desenvolvimento económico do país e da condição humana, ou seja para o progresso civilizacional.
Álvaro Nascimento A primavera da esperança... 12.11.2019 Álvaro Nascimento
O problema não é a inovação em si mesma, nem a disputa dos benefícios associados. Antes é a redistribuição do poder e a gestão da transição. Que “apropriações” emergentes exigem controlo, e quem é munido de autoridade (os cidadãos, ou o Estado)? Eis a questão!...
Álvaro Nascimento Concertar o passo... primeiro 21.10.2019 Álvaro Nascimento
As divisões crescentes (excessivas, até) que se registam em várias dimensões - rendimento, riqueza, estima, lugar, geração,... - fragmentam e fragilizam a UE e, não menos importante, os países. Falta poder, ou querer, para construir um futuro promissor?
Álvaro Nascimento Há mais Estado para além do défice 03.10.2019 Álvaro Nascimento
A perspetiva do Estado sob o prisma dominante de contas equilibradas, esquecendo os temas mais de fundo, é propícia a exercícios de retórica, em que se retira de umas gavetas para colocar nas outras.
Álvaro Nascimento Para além do que a vista alcança 23.09.2019 Álvaro Nascimento
O cheque-educação tem, necessariamente, de ser acompanhado por alterações na autonomia, organização e funcionamento da escola pública, estabelecendo modelos de gestão e responsabilização descentralizada, para que a concorrência com a escola privada seja justa e equilibrada.

Marketing Automation certified by E-GOI