Cronista
Álvaro Nascimento Universidade Católica Portuguesa
Álvaro Nascimento A primavera da esperança... 12.11.2019 Álvaro Nascimento
O problema não é a inovação em si mesma, nem a disputa dos benefícios associados. Antes é a redistribuição do poder e a gestão da transição. Que “apropriações” emergentes exigem controlo, e quem é munido de autoridade (os cidadãos, ou o Estado)? Eis a questão!...
Álvaro Nascimento Concertar o passo... primeiro 21.10.2019 Álvaro Nascimento
As divisões crescentes (excessivas, até) que se registam em várias dimensões - rendimento, riqueza, estima, lugar, geração,... - fragmentam e fragilizam a UE e, não menos importante, os países. Falta poder, ou querer, para construir um futuro promissor?
Álvaro Nascimento Há mais Estado para além do défice 03.10.2019 Álvaro Nascimento
A perspetiva do Estado sob o prisma dominante de contas equilibradas, esquecendo os temas mais de fundo, é propícia a exercícios de retórica, em que se retira de umas gavetas para colocar nas outras.
Álvaro Nascimento Para além do que a vista alcança 23.09.2019 Álvaro Nascimento
O cheque-educação tem, necessariamente, de ser acompanhado por alterações na autonomia, organização e funcionamento da escola pública, estabelecendo modelos de gestão e responsabilização descentralizada, para que a concorrência com a escola privada seja justa e equilibrada.
Álvaro Nascimento A crise existencial da social-democracia 09.09.2019 Álvaro Nascimento
E se a social-democracia de hoje, liderada por uma elite esclarecida, distante dos princípios comunitários que a fundamentam, se revelar incapaz de responder global e satisfatoriamente às preocupações de uma comunidade que, a cada dia que passa, perde a força identitária unificadora e se acha abandonada? Que futuro para as soberanias e para o poder do Estado?
Álvaro Nascimento Se queres a paz, cuida da justiça   04.09.2019 Álvaro Nascimento
No dia de Ano Novo de 1972, o Papa Paulo VI sintetizava assim uma sabedoria milenar: "Se queres a paz, cuida da justiça. "Implicitamente, a justiça débil e insuficiente é um obstáculo no caminho para a construção da paz e o progresso civilizacional.
Álvaro Nascimento As novas instituições do capitalismo 03.07.2019 Álvaro Nascimento
É importante reconhecer que na história civilizacional o equilíbrio encontrado após cada choque tecnológico é institucionalmente distinto da anterior.
Álvaro Nascimento Pagar mais impostos? 20.03.2019 Álvaro Nascimento
E que tal, à maneira da boa economia, se melhorássemos os serviços públicos do Estado com os recursos que já temos? Talvez, repensando os modelos de gestão e alocação de recursos?
Álvaro Nascimento Uma conspiração estival… 30.07.2018 Álvaro Nascimento
Com as taxas de juro encostadas no zero, a reposição do equilíbrio macroeconómico vai exigir a destruição de poder de compra. Sem inflação à vista no cabaz do consumo, resta-nos a inflação no cabaz de investimento.
Álvaro Nascimento Há opções que foram feitas... 11.07.2018 Álvaro Nascimento
Acabou-se! Atingimos o limite! Os números que aos poucos são revelados mostram que em todas as funções o Estado está no limiar da sustentabilidade.

Marketing Automation certified by E-GOI