Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Carlos Albuquerque 03 de Novembro de 2014 às 18:55

A teoria antes da prática

Na maior parte dos casos, o que parece à primeira não é verdadeiramente a verdade. Importa ir mais fundo. E é fundamental um bom suporte teórico antes de qualquer implementação prática.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

 

A FRASE...

 

"Como resultado, a procura de crédito pelas empresas e consumidores mantém-se baixa. No sentido de ultrapassar esta situação, será necessário estimular a procura agregada. A melhor forma de o fazer é aumentar o investimento público."

 

Paul De Grauwe, Expresso, 1 de novembro de 2014

 

A ANÁLISE...

 

Continuamos a receber os argumentos de origem keynesiana sobre a crise. O problema da falta de consumo. A perversidade do aumento da poupança. A necessidade de estimular a procura. A solução no investimento público. E no tão falado multiplicador que fará milagres com as despesas públicas. Dizem, mesmo que se conteste a sua realidade e sustentabilidade. E mesmo que possa nem se saber bem como financiar tudo isto.

 

A contestação a esta argumentação é muito relevante. E encontra-se especialmente nas correntes não intervencionistas. Que incentivam a poupança como elemento fundamental do investimento. Consideram que as crises resultam de políticas que favorecem os maus investimentos. Entendem os défices do Estado como formas de transferência intergeracional de riqueza. Contestam a dimensão do Estado por a entenderem como a fonte de criação de assimetrias de distribuição de riqueza. E relevam que não é a produção que cria o consumo, mas sim a satisfação das necessidades dos consumidores que origina a produção.

 

Acima de tudo, faz falta na nossa sociedade o debate teórico sobre estes temas. Fora do imobilismo das ideologias. De um tradicional conservadorismo das classes políticas. E do primarismo das análises mais comuns. Na maior parte dos casos, o que parece à primeira não é verdadeiramente a verdade. Importa ir mais fundo. E é fundamental um bom suporte teórico antes de qualquer implementação prática. Na política. Como na vida de cada um de nós.

 

 Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.

 

Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências directas e indirectas das políticas para todos os sectores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

maovisivel@gmail.com

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Mais lidas
Outras Notícias